O Programa Mais Vida Animal, que integra as atividades desenvolvidas no Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), completou nesta semana dois anos. Neste período, foram realizadas 1.902 castrações de cães e gatos, 1.636 resgates, a entrega de 43 toneladas de ração e o atendimento de 1.152 denúncias de maus-tratos.

O prefeito Junior da Femac lembra que em 2021 o antigo canil municipal foi transformado em Centro Municipal de Saúde Animal (CEMSA) e, juntamente, foi implantado o Programa Mais Vida Animal. “O programa proporciona de forma gratuita um atendimento amplo de promoção da saúde animal, sobretudo no atendimento médico-veterinário a vítimas de atropelamento, violência ou abandono”, assinala Junior da Femac.

Junior da Femac salienta que o canil, que já era referência, passou a ser um centro especializado. “Temos que valorizar e enaltecer também o trabalho que foi realizado anteriormente, através dos membros da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap) e também do Luan Rafael da Silva Santos, que por longo tempo coordenou esse trabalho”, reitera Junior da Femac.

Na nova estrutura que foi formatada, o Município ampliou o suporte aos protetores de animais. “Cuido de 35 cães e todo mês recebo 60 quilos de ração, que é muito boa e de qualidade”, afirma a protetora Elizabeth Lahnozych. Ela também cita o trabalho de esterilização dos animais, que contribui para evitar as ninhadas indesejadas, diminuindo a quantidade de animais errantes. “Somente no período de um ano, consegui fazer a castração de dez cães diretamente no Centro Municipal de Saúde Animal e também aproveitando os mutirões que o Município fez em parceria com o governo do Estado”, frisa.

Elizabeth também destaca o serviço de resgate de animais. “Quando a gente encontra um cachorro na rua abandonado ou doente, é só ligar que eles vêm recolher. Além disso, eles prestam todos os cuidados necessários, com atendimento do veterinário, internamento e medicamentos”, afirma.

A protetora Julia Bortolassi, que cuida de cerca de 40 cães, também ressalta o suporte prestado pelo Cemsa. “A gente, além de cuidar os animais, também encaminha para o Cemsa cães que estão abandonados na rua, que muitas estão doentes ou até foram atropelados”, reforça a protetora.

O diretor do Cemsa, médico-veterinário João Pedro Correa, afirma ainda que o programa disponibiliza um número de WhatsApp (99626-3680) para receber denúncias de maus-tratos a animais. “Temos também um número específico para plantões, o 99967-0045, que pode ser acionado no período das 17 às 20 horas e também aos finais de semana e feriados”, informa, acrescentando que a maior parte das denúncias está relacionada com o abandono de animais.

Voluntária no Cemsa, Ivone Brina Shioya conta que está envolvida na proteção animal há mais de 25 anos. “Estou no Cemsa praticamente todas as segundas, quartas, sextas, sábados e feriados. Cuido principalmente do gatil e tudo que posso dizer que este projeto tem ajudado muito não só a mim, que também sou protetora de gatos em minha residência, mas dezenas de protetores”, conta Ivone. Ela explica que atualmente tutela cerca de 30 gatos em sua casa. “São animais que chegam machucados, doentes, filhotes abandonados, que castro com auxílio do projeto e encaminho para adoção responsável. Muito agradecida pelo projeto da prefeitura. A doação de ração tem ajudado muito. Antes eu bancava tudo do próprio bolso”, revela a protetora. “Uma iniciativa que nunca pode parar, tem que ser contínua para poder ajudar ainda mais pessoas que como eu, que acolhem e cuidam dos animais, em especial os em situação de rua, vítimas de maus-tratos, abandono ou atropelamento”, conclui.