O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) realizou nesta sexta-feira (24\08) solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. Além do compromisso à bandeira nacional feito por aqueles que ingressaram no serviço militar obrigatório em março deste ano, houve a entrega de medalhas, desfile da tropa, exposição de equipamentos e de veículos.
Muitos familiares prestigiaram a cerimônia, que aconteceu nas dependências da unidade do Exército em Apucarana, e contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto. A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BIMec, e teve ainda a presença de representantes de órgãos de segurança, do Judiciário, entidades eclesiásticas, colaboradores e ex-integrantes do 30º BIMec.
Também estiveram presentes quatro ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, em ato especial, receberam a medalha da vitória. A honraria foi criada em reconhecimento à atuação em defesa da liberdade e paz mundial, durante a Segunda Guerra Mundial. As medalhas de outros três ex-pracinhas, que não estiveram presentes, foram entregues a familiares. A medalha para outro ex-combatente, que acabou falecendo neste mês, também foi repassada a um membro da família.
Junior da Femac destacou a grande participação dos familiares no evento, mostrando a integração existente entre a corporação militar e a comunidade. “O Exército faz um trabalho belíssimo, não só apenas em Apucarana como no Brasil todo, desenvolvendo diversas tarefas, seja cuidando das fronteiras ou em ações de pacificação e de apoio à segurança pública. Parabéns a esses homens e mulheres que colocam a sua vida à disposição da pátria”, frisa o vice-prefeito de Apucarana.
A cerimônia teve ainda a leitura da mensagem do comandante do Exército, além da entrega de diplomas aos três soldados que se destacaram durante a fase de treinamento como “praça mais distinta da organização militar”, “soldado de melhor aptidão física” e “soldado melhor atirador combatente”.
Também foram entregues medalhas para oficiais, em reconhecimento à dedicação e compromisso com a corporação. Já o psicólogo e professor Henrique Benevenuto recebeu o diploma de colaborador emérito do Exército, por palestras ministradas ao efetivo e que contribuem para a consolidação de valores dentro da instituição militar.
De acordo com o tenente-coronel Deina, o 30º BIMec possui atualmente 612 militares, dos quais 272 ingressaram em março deste ano para a prestação do serviço militar obrigatório. “Aqueles que ingressaram no serviço obrigatório foram capacitados e instruídos ao longo deste ano a defender a sua pátria. Ainda inserido neste contexto da formação do soldado, foram agraciados os militares que se destacaram na fase de instrução”, disse o comandante do 30º BIMec, agradecendo a presença dos familiares dos militares na solenidade.
DIA DO SOLDADO – A data é tradicionalmente comemorada no dia 25 de agosto e tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Denominado de “O Pacificador do Império”, Duque de Caxias esteve presente em muitos conflitos em diferentes regiões do Brasil, atuando na pacificação de várias revoltas. Por sua liderança e competência, foi agraciado com o título de Duque de Caxias, em março de 1869.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). O serviço militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.