Cerca de 30 expositores participaram no sábado (19/05) da 1ª Feira do Microempreendedor Individual (MEI) de Apucarana. O vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac) prestigiou o evento, destacando que a formalização e o incentivo aos empreendedores integram uma política de governo no município.
Vários segmentos estiveram expondo na feira, abrangendo desde aluguel de brinquedos, artesanato, brindes personalizados, vestuário em geral, pimentas e temperos, floricultura e produção de massas até serviços gráficos e de publicidade.  “Tivemos nessa feira empresários e empresárias de várias áreas e serviços mostrando que é possível ganhar espaço e crescer por conta própria. Enfim, é uma tomada de espaço, mostrando que o empreendedorismo é uma prioridade da administração municipal”, comenta Junior da Femac.
A feira, que encerrou a Semana do Microempreendedor, é uma realização é da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Apucarana, Sala do Empreendedor, Sebrae Apucarana e Ampec Apucarana, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).
De acordo com Joaquim Rosina, diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Apucarana, Apucarana conta atualmente com 4.647 microempreendimentos individuais (MEI’s). “Dados da Serasa Experian mostram que, de cada 10 empresas abertas atualmente no país, oito são constituídas por MEI’s”, informa Joaquim Rosina, lembrando que a lei que regulamenta esses empreendimentos foi criada em 2008 com o objetivo principal de que atividades informais fossem regulamentadas de forma simples e desburocratizada.
NOVOS RUMOS – A apucaranense Sandra Regina Soares, 44 anos, trabalhava como frentista quando resolveu mudar de vida. Pediu demissão e apostou todo acerto em uma receita familiar que sempre ganhava elogios nos almoços de final de semana. Três anos depois, os temperos produzidos pela família Soares ganharam vários municípios da região. A trajetória dela é semelhante a de outros 30 expositores que participaram no sábado na Praça Rui Barbosa da 1ª Feira do Microempreendedor Individual (MEI) de Apucarana.
Sandra conta que está satisfeita com a decisão que tomou. “Quando comecei, vendia os temperos de porta em porta. Hoje, mandamos os produtos para mais de 50 municípios e temos uma linha com seis produtos”, destaca. A primeira receita, conta a empreendedora, é do pai, José Soares, que também ajuda na produção. “Meu marido hoje também trabalha comigo, enfim, é uma empresa familiar”, comenta.
Outra empreendedora que participou da feira é Elen Cristina Ferreira Batista, 35 anos. Ex-metalúrgica, ela atua há seis meses no ramo de brindes personalizados. “A gente faz de tudo um pouco: chinelo, copos, canecas…”, comenta. Com comercialização através das redes sociais, ela acredita que a feira é uma boa oportunidade de dar mais visibilidade para seu ramo de atuação. “Além de uma possibilidade de me conectar com clientes, a feira é uma vitrine para ganhar conhecimento”, acredita.
A consultora do Sebrae – um dos órgãos envolvidos na realização do evento-, Beatriz Poleto destaca que um dos objetivos da feira foi exatamente propiciar um contato maior entre os participantes. “Além de oportunizar que os microempreendedores mostrem seus serviços e produtos, a feira visa fazer com que eles interajam”, destaca.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte e assessoria de imprensa