Apucarana formou, desde 2013, mais de 15 mil pessoas em cursos profissionalizantes e de qualificação, o que equivale a mais de 10% da população, uma marca histórica na preparação para o mercado de trabalho. O último curso de 2018 foi encerrado ontem no Centro de Qualificação Total, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Prefeitura de Apucarana.
Esta turma se capacitou na produção de massas diversas, a última aula contou com a visita do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que interagiu e incentivou os adolescentes a se aperfeiçoarem e a empreender nesta área. “O mercado precisa de jovens preparados e com vontade. Se houver dedicação e, se quiserem, poderão abrir sua própria pizzaria, ou, casa de massas”, incentivou Júnior da Femac.
Durante um mês, onze adolescentes participaram do curso. Neste período, eles aprenderam a confeccionar empadas, coxinhas, esfihas, pão de minuto, bolinha de queijo e risóles. No encerramento das aulas, ocorrido nesta quarta-feira (19/12), na cozinha industrial do Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América, eles aprenderam as técnicas de um pizzaiolo.
O vice-prefeito destaca as dezenas de cursos comprados pelo município, e oferecidos gratuitamente à população. “Esses cursos foram ministrados através de parcerias com o Senac, Senai, Senat, Senar, Sesc, CIEE, Programa Pré-aprendiz e por meio do antigo Pronatec, além de cursos com professores do Centro de Qualificação Total e do Centro de Oficinas da Mulher”, cita Junior da Femac.
De acordo com ele, Apucarana é um dos municípios que mais capacita a mão de obra no Paraná. “São 15 mil pessoas já capacitadas num universo de cerca de 130 mil habitantes. É uma estratégia fundamental na geração de renda, especialmente em momentos de crise da economia, quando muitos trabalhadores investem na abertura do próprio negócio”, avalia Junior da Femac.
O diretor da Qualificação Profissional do Município, Miguel Luis Vilas Boas atualizou os números informando que neste ano foram capacitadas mais de 1.800 pessoas. “As pessoas conseguem melhorar a sua qualidade de vida a partir do conhecimento, da qualificação profissional, tanto para ingressar no mercado de trabalho quanto para vencer o desemprego. Ao mesmo tempo, as pessoas se sentem motivadas a investir no seu talento e muitas também acabam criando o seu próprio negócio”, pontua Vilas Boas.
No curso de massas, os adolescentes foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com Ana Maria Schmidt, técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), os cursos são definidos a partir de pesquisas feitas junto aos adolescentes. “Perguntamos o que eles gostariam de fazer. Temos sempre um olhar para cursos que atendam os adolescentes, bem como as suas famílias”, observa Ana Maria, acrescentando que as aulas do curso de massas foram ministradas pela chefe de cozinha Cláudia Isabela Biazzi.