A vacinação contra gripe termina amanhã (31) para os grupos prioritários da campanha nacional iniciada no dia 10 de abril. Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a partir de segunda-feira (3), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana vão disponibilizar o saldo das doses para a população em geral.
Um balanço da vacinação divulgado hoje pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a cobertura vacinal em Apucarana atingiu 82%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 90%. Professores e idosos são os que mais atenderam o chamamento da campanha, registrando 97,08% e 94,42%, respectivamente.
“Visando aumentar a imunização entre as crianças, a Autarquia de Saúde de Apucarana, nas últimas duas semanas, levou a vacina a todos os CMEIs e algumas escolas da rede municipal. A cobertura vacinal deste grupo prioritário está em 79,21%”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Junior da Femac conclama a população que faz parte do público-alvo a comparecer até amanhã a uma unidade de saúde para se proteger do vírus da gripe. “É importante lembrar quantas vezes for necessário que a infecção pelo vírus influenza pode causar complicações, como pneumonia, levar a internação hospitalar e até evoluir para o óbito”, alerta Junior da Femac.
O boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná divulgado ontem (29/05) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São 6 óbitos a mais que na semana anterior.
Os casos aconteceram em Almirante Tamandaré (menino de 1 ano), Paranavaí (adulto de 49 anos), Santa Terezinha de Itaipu, (idosa de 60 anos), Paranaguá (idosa de 75 anos), Curitiba (idoso de 76 anos) e Foz do Iguaçu (idoso de 91 anos).
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que encerra amanhã é destinada aos grupos prioritários formados por idosos (a partir de 60 anos); crianças 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
COBERTURA DE CADA GRUPO PRIORITÁRIO ATÉ 30 DE MAIO:
PROFESSORES: meta 1.471, vacinados 1.428=  97,08%
IDOSOS: meta 15.227, vacinados 14.378 = 94,42%