A vacinação contra a gripe será retomada amanhã (26), a partir das 13 horas, em Apucarana. A Autarquia Municipal de Saúde recebeu hoje à tarde 2,6 mil doses da vacina destinada nesta primeira etapa da campanha nacional exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais e a profissionais da saúde.
Este é o segundo lote de vacinas que Apucarana recebe, sendo que o primeiro, de 5,6 mil doses, se esgotou no primeiro dia campanha na última segunda-feira devido à grande procura em especial por parte dos idosos. “Vamos retomar a vacinação a partir das 13 horas porque necessitamos de tempo hábil para distribuir as doses em todos os pontos de vacinação”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
“Em mais uma medida preventiva contra o coronavírus, a imunização está sendo realizada nas escolas municipais mais próximas das respectivas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 às 16 horas. Temos a garantia da Secretaria de Estado de Saúde que haverá oferta da vacina para todo o público alvo até o fim da campanha”, afirma o prefeito Junior da Femac.
Para a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza deste ano, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de distribuição da vacina em vários lotes durante as 14 semanas da campanha que segue até 22 de maio. Até o momento, o Paraná recebeu 806 mil doses.
O primeiro lote, com 522 mil doses foi entregue aos municípios antes do início da campanha. A distribuição para as secretarias municipais acontece por meio das 22 Regionais de Saúde do Estado. Nós próximos dias, a Sesa deverá receber o terceiro envio com mais 213 mil doses, e da mesma forma, distribuirá aos municípios seguindo o critério de quantitativo proporcional à população.
“O Governo do Estado garante que terá doses suficientes ao longo da campanha para a população elencada nos grupos prioritários. A previsão é de 3,8 milhões no total, de acordo com o nosso público-alvo”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
Calendário da Campanha de Vacinação Contra Gripe:
A partir de 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas como  hipertensão, diabetes, asma, entre outras.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.
Relação dos pontos de vacinação Campanha Nacional Contra Gripe em Apucarana.
Escola Idalice Moreira Prates – Parque Bela Vista
Escola Albino Biachi – Jd. Trabalhista
Escola Monsenhor A. Beltrame – Jd. Colonial
UBS Bolivar Pavão Área externa ( Pátio UBS ) – Jd. América