Vacina Contra Gripe é aberta a todos grupos prioritários

A partir de hoje (22) a imunização também está à disposição de idosos, profissionais da saúde, professores e portadores de doenças crônicas (Fotos – Profeta)

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina de Apucarana registraram hoje (22) grande movimentação no primeiro dia da Campanha de Vacinação Contra Gripe aberta aos grupos prioritários de idosos, profissionais de saúde, professores e portadores de doenças crônicas. A imunização já havia começado no dia 10 de abril restrita a crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Os idosos formaram a grande maioria do público que buscou a vacina hoje. Na UBS Romeu Milani, na área central da cidade, as pessoas acima de 60 anos somaram 80% das mais de 350 que se vacinaram no local somente nesta segunda-feira. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, mas as autoridades de saúde apelam para a população buscar a imunização o quando antes, já que são necessárias ao menos duas semanas para que os anticorpos presentes na vacina possam ser produzidos e proteger a pessoa contra o vírus da gripe.

O prefeito Junior da Femac informa que a saúde de Apucarana tem 23 pontos de vacinação à disposição da população. “Quem se vacina se protege da gripe e de complicações ela pode causar. Meu apelo é lançado para todos os grupos prioritários, mas em especial ao das crianças. Peço aos pais que não deixem de ter esse cuidado com a saúde de seus filhos”, destaca Junior.

Cobertura

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, faz um balanço da cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe no município, até hoje, dia 22. Foram imunizadas até o momento 1.696 crianças de 6 meses a 6 anos incompletos dentro da meta 8.897, atingindo um índice de 19,06%

Integrantes dos outros dois grupos que já tinham a vacina à disposição desde o último dia 10, as gestantes, cuja meta no município é de 1.273, 419 já se vacinaram, o que corresponde a 32,91%. O público alvo entre as puérperas é de 209, sendo que até o momento 89 estão imunizadas, alcançando 42,58% de cobertura.

A meta em Apucarana é vacinar 40.480 pessoas, incluindo 15.227 idosos; 1.983 trabalhadores da saúde, 1.644 professores, e 11.247 portadores de doenças crônicas. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, também podem se vacinar contra a gripe a partir desta segunda-feira (22 de abril).

A vacina está à disposição em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de 8h30 a 16h30. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.

Compartilhe