Uma semana após o início da vacinação contra gripe para três grupos prioritários, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, faz um balanço da cobertura no município. Até hoje tinham sido imunizadas 1.696 crianças de 6 meses a 6 anos incompletos dentro da meta 8.897, atingindo um índice de 19,06%
Integrantes dos outros dois grupos que já têm a vacina à disposição desde o último dia 10, as gestantes, cuja meta no município é de 1.273, 419 já se vacinaram, o que corresponde a 32,91%. O público alvo entre as puérperas é de 209, sendo que até o momento 89 estão imunizadas, alcançando 42,58% de cobertura.
Conforme alerta a AMS, são necessárias ao menos duas semanas para que os anticorpos presentes na vacina possam ser produzidos e proteger a pessoa contra o vírus da gripe. “A imunização de todos os grupos é de fundamental importância para se prevenir antes do inverno. A vacina é eficiente e as pessoas incluídas nos grupos prioritários devem atender esse chamado”, conclama o prefeito Junior da Femac.
A prefeitura, através da Autarquia de Saúde, lembra que a partir de segunda-feira, a Vacinação Contra Gripe é aberta a todos os grupos prioritários, incluindo os idosos. A meta em Apucarana é vacinar 40.480 pessoas até o dia 31 de maio, quando se encerra a vacinação em todo o país.
Em Apucarana a meta é vacinar 15.227 idosos; 1.983 trabalhadores da saúde, 1.644 professores, e 11.247 portadores de doenças crônicas. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, também podem se vacinar contra a gripe a partir de segunda-feira (22 de abril).
A vacina está à disposição em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de 8h30 a 16h30. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.
O “Dia D” de vacinação nacional será realizado no dia 4 de maio, um sábado. Segundo dados do Ministério da Saúde, até março deste ano já foram notificados 232 casos de gripe (influenza) e 50 óbitos no país.