De acordo com balanço da Autarquia Municipal de Saúde atingiu até o momento 40,88% entre as crianças e 50,3% entre os idosos. A imunização segue acontecendo em 26 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 16h30.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que o município vacinou 3.147 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, sendo que a meta desse público é de 7.698. Já entre as pessoas com 60 anos ou mais a cobertura vacinal ideal dessa faixa etária é de 23.035 pessoas, mas 11.588 receberam a dose da influenza até agora.

“Desde o início da campanha de vacinação não temos medido esforços para alertar o público alvo da importância de se proteger contra a gripe. Os casos graves de doenças respiratórias entre as crianças é uma preocupação muito grande e queremos evitar isso ao máximo. Levem seus filhos aos nossos locais de vacinação o quando antes para elevarmos a cobertura vacinal a um índice mais elevado possível”, afirma o prefeito Junior da Femac.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe está disponível para idosos, crianças e profissionais de saúde, os grupos gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A meta é atingir pelo menos 90% destes públicos. A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

CORONAVÍRUS – A vacina contra a gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a da Covid-19. A única exceção nestes casos é para crianças de 5 a 11 anos, que devem aguardar um período de 15 dias entre as vacinas Covid e Influenza.