Quarenta e cinco acadêmicos oriundos de várias regiões do Brasil iniciaram nesta quinta-feira (16/08) a primeira turma do curso de Engenharia da Computação do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A aula inaugural aconteceu no auditório da instituição e foi marcada pela palestra “Tendências Tecnológicas: da produção científica, internet das coisas, Indústria 4.0 até o MVP”, com o engenheiro eletricista Wellingon Desan. O prefeito Beto Preto (PSD) esteve representado pelo secretário Municipal da Indústria e Comércio, Edison Estrope. “Esta é a quinta engenharia do campus Apucarana, que já contava com as engenharias Têxtil, Civil, Elétrica e Química. Agora em uma área que já tem grande demanda: a tecnologia”, destacou Estrope.
Após dar boas-vindas aos novos alunos, o diretor-geral do câmpus Apucarana da UTFPR, professor Marcelo Ferreira da Silva, declarou oficialmente aberto o novo curso de engenharia. “Para que chegássemos a esta aula inaugural, muita água correu por debaixo da ponte, por isso é momento de agradecermos a todos que estiveram conosco nesta luta. O curso de Engenharia da Computação é uma conquista que passou por várias mãos, sociedade organizada, entidades de classe, agentes políticos. A universidade não caminharia sozinha sem esses apoios”, enalteceu Silva.
A composição heterogênea do novo curso também foi comentada pelo diretor-geral. “Temos aqui acadêmicos de vários estados, por isso quero lhes assegurar que estão ingressando em uma das melhores universidades do país. Quanto à cidade, Apucarana é a melhor cidade do Paraná para se viver e a quinta do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Polo de sua região, o Vale do Ivaí, está estrategicamente posicionada no eixo entre Maringá e Londrina, com grande potencial de desenvolvimento, sobretudo na área de Tecnologia da Informação (TI)”, citou o diretor-geral.
A nova engenharia do campus Apucarana da UTFPR tem como coordenador professor Fernando Barreto. “A abertura da Engenharia da Computação em Apucarana é uma grande vitória. Estamos muito ansiosos para a criação e elaboração dos projetos, formando novos profissionais para auxiliar nossa economia”, disse Barreto. Ele destaca que a principal característica do engenheiro da computação é a versatilidade. “O foco do curso é a integração entre software e hardware. O profissional da área poderá trabalhar tanto na indústria de base na automação e robótica, quanto em tecnologia da informação com web e mobile”, exemplificou.
Atualmente, o campus de Apucarana da UTFPR conta com cerca de 1.400 alunos matriculados. Além das cinco engenharias, a instituição oferece ainda os cursos design de moda, processos químicos e a licenciatura em química.
Clique e ouça esta matéria
Jeferson Ubiali- gerente Regional do CREA Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/jeferson-ubiali-aula-engenharia-computacao-16-08-18
Marcelo Ferreira da Silva- diretor UTFPR Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/marcelo-ferreira-da-silva-aula-engenharia-computacao-16-08-18
Edison Strope- secretário de Indústria e Comércio
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/edison-strope-aula-engenharia-computacao-16-08-18
Leonardo Augusto Teodoro- aluno UTFPR
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/leonardo-augusto-teodoro-aula-engenharia-computacao-16-08-18
 

Publicações Recomendadas