Apucarana está ganhando um novo empreendimento universitário. É o pólo semi-presencial e de Ensino à Distância (EAD), da Unifil, de Londrina. A estrutura está sendo instalada na Rua Gladino Gluck Junior, nº 174, em frente o Colégio Chamberlain, na área central da cidade. A inauguração oficial do Polo da Unifil está marcada para o próximo dia 30 (quinta-feira), conforme anunciaram os diretores locais, professora Lucilene Faria Pezini e Reginaldo Pezini.
O prefeito Junior da Femac manifestou sua satisfação pelo empreendimento da instituição londrinense em Apucarana e destacou que a cidade já ultrapassou a casa de 10 mil universitários, com os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Faculdade de Apucarana (FAP), Faculdade do Norte Novo do Paraná (Facnopar), Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo da Unicesumar, além de várias outras instituições.
“A oferta de novos cursos e atração de universitários de Apucarana, da região e até de outros estados é muito bem vinda, pois contribui para movimentar mais a nossa economia e, ao mesmo tempo, forma mão de obra qualificada, que também atrai novos empreendimentos”, avalia o prefeito Junior da Femac.
Conforme revelou a professor Lucilene faria Pezini, a Unifil é detentora do conceito máximo (nota 5), na avaliação do MEC. “Atualmente, a Unifil mantém 260 polos no Brasil, além de outros nos Estados Unidos, Portugal e alguns países da África”, informou. A oferta de cursos nas modalidades de EAD e semi-presencial é bastante extensa, formando turmas on line. Pelo sistema os alunos têm aulas pela internet e a cada dois meses vão para o pólo fazer provas presenciais. Em Apucarana, o Polo da Unifil está ofertando vinte opções de graduação EAD e mais 11 de pós-graduação, além de seis cursos híbridos.