Até o final desta terça-feira (27), o curso com o maior número de inscritos em todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) era o de Direito no campus de Apucarana. Conforme informou o diretor da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes, o tão esperado curso de Direito já acumula 681 inscritos para as 30 vagas do concurso vestibular.

Gomes destaca que o número de candidatos para a primeira turma de Direito do campus Apucarana supera todos os demais cursos nos seis campi da Unespar em Curitiba, Paranaguá, União da Vitória, Campo Mourão e Paranavaí, além de Apucarana. “As inscrições prosseguem até o dia 4 de outubro e, até agora, cada uma das 30 vagas disponíveis serão disputadas por 22,7 candidatos”, anuncia o diretor da Unespar/Fecea.

O vestibular acontece no dia 6 de novembro, quando o campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) irá ofertar vagas para a primeira turma do curso de Direito. O curso gratuito em instituição pública teve uma espera de 55 anos e foi fruto da mobilização de diversos segmentos da sociedade e também de lideranças políticas de Apucarana.

O próprio diretor da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes, enaltece a atuação da sociedade e lideranças apucaranenses na conquista. “A mobilização foi fundamental na aprovação do curso”, reitera Daniel Gomes, citando a atuação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIA) e de diversas lideranças, especialmente do ex-secretário de saúde Beto Preto, do prefeito Junior da Femac e do vice-prefeito Paulo Vital.

Daniel Gomes lembra que, desde março, quando o curso foi autorizado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, estão sendo realizados todos os trâmites necessários para o início do curso. “Já temos a coordenadora do curso, que é a advogada Patrícia de Mello, e o colegiado formado por mestres e doutores”, revela o diretor do campus Apucarana.

O prefeito Junior da Femac recorda que o curso de Direito, em uma instituição pública gratuita, chegou a Apucarana depois de 55 anos de espera. “A luta começou em 1968 com o ex-prefeito Valmor Giavarina (in memorian). Na época, o Direito e a Agronomia eram as prioridades dos apucaranenses na antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA)”, recorda.

Segundo o prefeito, a procura dos candidatos agora comprova que o curso de Direito terá um vestibular histórico na Unespar/Fecea. “O curso de Direito era muito aguardado numa instituição pública de qualidade. Era o sonho de muitas gerações. E a vitória veio com um grande trabalho de toda sociedade, juntamente com a direção da Unespar/Fecea, e a força política de Apucarana, representada pelo ex-secretário de saúde Beto Preto, e o nosso vice-prefeito Paulo, que levaram a demanda ao Governador ratinho Junior”, comenta o prefeito Junior da Femac.

O curso Direto da Unespar/Fecea será noturno com 40 vagas, sendo que 30 serão preenchidas no vestibular tradicional e mais 10 pelo Sistema Único de Seleção Integrada (SISU). As inscrições seguem abertas, para Direito e outros 12 cursos ofertados no campus Apucarana. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2023.

Atualmente o campus de Apucarana conta com alunos de 21 estados e também existe uma boa procura de fora do Paraná também para o curso de Direito, principalmente nas vagas disponibilizadas pelo SISU. A cidade já conta com dois cursos de Direito, ofertados pela FAP e Facnopar. De acordo com estudo da direção da Unespar, o perfil de cerca de 80% dos alunos do campus Apucarana é composto por estudantes com renda de até quatro salários-mínimos.