No dia 6 de novembro, o campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) vai realizar o primeiro vestibular para o curso de Direito. O curso em instituição pública gratuita, que gerou uma espera de 55 anos, é fruto da mobilização da sociedade e de lideranças de Apucarana.

O diretor-geral da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes, destaca o papel da sociedade de Apucarana na conquista do curso. “A mobilização da sociedade foi fundamental na aprovação do curso”, reitera Daniel Gomes,  citando a atuação de diversas lideranças, especialmente do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e do ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Daniel Gomes afirma que desde março, quando o curso foi autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, estão sendo realizados todos os trâmites necessários para a implantação do curso. “Já foi feita a nomeação da coordenadora do curso, a advogada Patrícia de Mello, e do colegiado formado por mestres e doutores que já está fazendo as discussões referentes à implantação”, observa o diretor do campus Apucarana.

De acordo com o vice-diretor da Unespar/Fecea, Leonardo Fávero Sartori, o curso será noturno com 40 vagas, sendo que 30 serão preenchidas no vestibular tradicional e 10 pelo Sistema Único de Seleção Integrada (Sisu). As inscrições já estão abertas, tanto para Direito quanto para os outros 12 cursos ofertados pela instituição, e o prazo segue até o dia 3 de outubro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2023.

O vice-diretor do campus afirma que a expectativa é receber candidatos de vários municípios do Paraná e também de outros estados. “Temos atualmente alunos de 21 estados e esperamos uma procura de fora do Paraná também para o curso de Direito, principalmente nas vagas disponibilizadas pelo Sisu”, salienta.

Sartori avalia que Apucarana já conta com dois “excelentes” cursos particulares de Direito, ofertados pela FAP e Facnopar. “Eles são nossos parceiros e nosso objetivo não é competir, mas oferecer a possibilidade a quem não tem condições de fazer o curso particular”, ressalta o vice-diretor, acrescentando que o perfil de 80% dos alunos da Unespar/Fecea é composto por um “público trabalhador”, com renda de até quatro salários mínimos.

DÉCADAS DE ESPERA – O prefeito Junior da Femac lembra que o curso de Direito, em instituição pública gratuita, chegou a Apucarana depois de 55 anos de espera. A luta começou em 1968 com o ex-prefeito Valmor Giavarina. Na época, o Direito e a Agronomia eram as prioridades do então prefeito e da sociedade local, na antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

O prefeito destaca que será um vestibular histórico, que gera muita expectativa na comunidade acadêmica, nas lideranças e na população. “O curso de Direito era muito aguardado numa instituição pública de qualidade. Era o sonho de muitas gerações. E a vitória veio com um grande trabalho de toda sociedade organizada, juntamente com a direção da Unespar/Fecea”, reforça Junior da Femac.