O início de junho vai marcar a entrega de duas importantes obras na área da saúde em Apucarana. Em visita as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, do Jardim Marissol e da reforma e ampliação da UBS Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire o prefeito Junior da Femac anunciou na manhã de hoje (28) as datas das inaugurações destas unidades de saúde.
A primeira a ser entregue à população, na próxima segunda-feira (1), será a reforma e ampliação da UBS Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire. A obra envolveu um investimento de R$ 109.079,48, com recursos próprios do município. A unidade passou por ampliação da recepção, farmácia, e das salas de espera (no conceito sala verde) e curativos. O total de ampliação da atual área da UBS será de 34,69 m².
Também foi feita troca de pisos, portas e janelas; pintura total do prédio, adequação dos banheiros com foco na acessibilidade; instalação de bancadas em granito, assentamento de pastilhas na área externa, bem como na recepção e circulação.
O projeto de reforma abrangeu uma área de 133,48 m², no qual está incluída a revisão completa da cobertura e da rede elétrica da UBS. Com as adequações a UBS do Marcos Freire passará a disponibilizar sala de vacinas para comunidade.
A construção da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, do Jardim Marissol, por sua vez, será inaugurada no dia 8 de junho.
Com a impossibilidade de ampliação das antigas instalações devido à falta de espaço, o novo prédio da UBS Orestes Marquito foi edificado em terreno de 1.500 metros quadrados localizado aos fundos da Academia ao Ar Livre (AAL) e conta com 255 metros quadrados de área construída. O investimento é de R$ 497.081,75 com recursos municipais.
Com uma área três vezes maior que a atual, a nova UBS vai contar uma ampla recepção e sala de espera com 69,84 m² (sala verde); banheiros acessíveis; salas de vacina, de procedimentos, de esterilização, de curativo, e de reunião; dois consultórios médicos; um consultório odontológico; farmácia; copa; depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários.
Além de valorizar a acessibilidade, o prefeito Junior da Femac detalha que os projetos de reformas, ampliações e construção das duas UBSs foram executados com o novo conceito de Sala Verde. Isso significa que essas unidades serão dotadas de uma recepção mais ampla, proporcionando melhor acomodação para os pacientes e seus acompanhantes. Trata-se de um espaço com banheiros adaptados, televisão, entre outros detalhes para melhor acolher o usuário. “A saúde começa pelo acolhimento”, afirma Junior da Femac.