A partir desta quarta-feira, 18 de janeiro, um trecho da Rua Irmã Eleutéria, junto ao Colégio Nossa Senhora da Glória e a Escola Ágape, passa a ter sentido único. O fluxo na rua é intenso e foi estudado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), visando essa intervenção.

A quadra da Rua Irmã Eleutéria, entre o cruzamento com a Rua Antônio Ostrenski e Rua Erasto Gaertner, passa a ter sentido único, do bairro para o centro. O diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, explica que o objetivo é garantir melhor fluxo de trânsito no trecho.

De acordo com Mendes, a sinalização de trânsito vertical (com placas), e a horizontal (pinturas no pavimento asfáltico) já foram implantadas. Nas duas esquinas da via também foram deixados cavaletes e avisos de “mão única”.

O diretor-presidente do órgão, responsável pelo trânsito na cidade, diz que para efetivar a intervenção na Rua Irmã Eleutéria foram consultados moradores, comerciantes e representantes de escolas da região. “A intenção é desafogar o trânsito e garantir mais segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, assinala.

Mendes argumenta ainda que esta área tem fluxo intenso, no entorno do Colégio Glorinha, Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Núcleo Regional de Educação, Escola Ágape e até mesmo com os prédios da prefeitura e câmara municipal. “O embarque e desembarque de pessoas é constante, principalmente nos horários de pico. Toda a quadra formada pelas ruas Irmã Eleutéria, Erasto Gaertner, Lapa e Antônio Ostrenski têm mão única, em sentido anti-horário, visando organizar o fluxo de veículos”, explica.