Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, trabalhadoras da saúde participaram nesta sexta-feira (08/03) de palestras motivacionais. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, ocorreu na 16ª Regional de Saúde (RS) e reuniu profissionais de 17 municípios da região.
A enfermeira do trabalho Carolina Bocchi Maia ministrou a palestra “Floresça onde está plantado”, enquanto o coach Ademilson Machado abordou o tema “Direcione sua vida e profissão para o caminho certo”. Também foram sorteados brindes e foi servido um lanche para as cerca de 100 participantes.
O médico Altimar Carletto, chefe da 16ª RS, afirma que ao longo do ano as mulheres participam de diversas palestras técnicas e que  no Dia da Mulher a intenção foi, além de prestar uma homenagem, de focar o aspecto motivacional. “As servidoras dos municípios que compõem a Regional de Saúde puderam, além da confraternização, participar de palestras para elevar ainda mais a auto-estima, incentivando que as mulheres se esmerem cada vez mais no trabalho da saúde pública”, frisa Carletto.
Junior da Femac avaliou o papel desempenhado pelas trabalhadoras da saúde, ressaltando a capacidade de atendimento. “Saúde, cuidado, combina com a mulher. Vocês possuem uma visão da vida diferenciada, conseguindo perceber nuances, os detalhes, as cores e as tonalidades. E tudo isso se reflete no atendimento que vocês prestam na área da saúde. Eu tenho duas filhas que, junto com a minha esposa, permitem que eu perceba a riqueza que é o universo feminino”, menciona.
O prefeito de Apucarana lembra que várias ações marcam a data no mês de março e aproveitou a oportunidade para convidar  as mulheres para participarem nos dias 16 e 17 do 1º Festival Apucarana Cidade Mulher. “Será no estacionamento do Complexo Esportivo do Lagoão. Haverá exposição de profissões, feira de serviços, beleza e saúde, sorteio de brindes, shows musicais gratuitos e praça de alimentação”, cita Junior da Femac.
BALANÇO – O secretário estadual de Saúde fez um relato das primeiras ações à frente da pasta. De acordo com ele, inicialmente está sendo feito um diagnóstico da situação financeira, com a revisão de licitações e processos administrativos. “Encontramos um buraco financeiro de R$ 1 bilhão e 200 milhões e encontramos até um hospital, com 47 servidores, fechado em Telêmaco Borba”, exemplifica.
Beto Preto também anunciou algumas medidas, como a reativação do Hospital de Reabilitação em Curitiba, através de uma fusão com o Complexo do Hospital do Trabalhador. “Com essa reestruturação, tenho certeza que nós vamos abrir mais vagas para pacientes que são encaminhados pelos municípios. Exatamente como foi feito aqui na Prefeitura, administrando do bairro para centro, acontecerá na gestão do governador Ratinho Junior, ou seja, um governo do interior para a capital”, pontua.
Beto Preto também comentou sobre o avanço de doenças como a febre amarela, a dengue que está atingindo as pessoas com maior agressividade e os recentes casos de meningite. “No ano passado, eu já apontava que faltavam vacinas e pude constatar isso. No caso da meningite, há uma demanda de quase 90 mil vacinas por mês e recebemos apenas 66 mil por mês. Faltam vacinas sim e vamos enfrentar a situação, mas para isso é necessário haver transparência”, reconhece o secretário de estado da Saúde.