Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta segunda-feira (19) a distribuição de 400 toneladas de calcário e 50 toneladas de fosfato. Os insumos estão disponíveis para a retirada no pátio do IBC da Vila Nova. O transporte é por conta dos pequenos produtores cadastrados no Programa Terra Forte.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, desde 2014 a entrega de calcário e fosfato é feita regularmente, como forma de contribuir com a agricultura familiar na correção de acidez, incremento da fertilidade do solo e aumento da produtividade. “Estamos atendendo produtores cadastrados no Programa Terra Forte, lembrando que a ação prioriza os agricultores familiares que possuem propriedades de até quatro módulos fiscais, ou seja, menos de 25 alqueires”, explica Porto.

O secretário afirma que os produtores que assinaram o contrato e que estão  com a requisição em mãos já podem ir até o pátio de máquinas para  fazer a retirada. “Quem ainda não assinou o contrato deve antes procurar a Secretaria Municipal da Agricultura, localizada na Rua Lapa, ao lado da Prefeitura”, orienta Porto.

O prefeito Junior da Femac frisa que a distribuição de insumos é uma das diversas ações que são desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, pasta que até 2013 não existia e foi criada no início da gestão Beto Preto. “Estamos apoiando os produtores, especialmente a agricultura familiar, aplicando neste setor recursos do caixa próprio da Prefeitura”, destaca o prefeito, acrescentando que o Terra Forte incentiva a diversificação das propriedades com o desenvolvimento da fruticultura, garantindo também maior rentabilidade.

O Município investe na compra do calcário e do fosfato que, num primeiro momento, é repassado gratuitamente aos produtores, sendo posteriormente pago através do sistema de equivalência-produto. “Os produtores irão quitar os insumos com frutas que serão destinadas à alimentação escolar na rede municipal de ensino e também para entidades assistenciais”, pontua Junior da Femac.

Até agora, o Programa terra Forte já entregou 150 toneladas de frutas nas escolas e creches da rede municipal, contribuindo para enriquecer a merecendo a escolar. Atualmente, 230 produtores participam do programa, que já introduziu dez tipos de frutas na merenda: banana, manga, figo, uva, abacate, caqui, maracujá, morango, atemóia e goiaba. Para este ano está previsto o início do cultivo de tangerina e limão Taiti.

O produto rural Mauro Machado retirou nesta segunda feira um lote de calcário e fosfato para aplicar no solo de sua propriedade. “O programa ajuda muito os pequenos produtores rurais. Recebemos os insumos agora e iremos pagar somente no futuro com frutas. Sai mais em conta, reduzindo cerca de 40% o custo”, avalia Machado.