Uma das vertentes do Programa Terra Forte, a produção de mudas de café atingiu nesta safra a marca de 500 mil unidades. As mudas, produzidas no viveiro municipal pela equipe da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Apucarana, são repassadas de forma subsidiada a produtores cadastrados. Neste ano, um lote de 40 mil unidades, da variedade IPR 100/IAPAR, começa a ser distribuída nesta segunda-feira (21/01) e deve beneficiar todos os 52 produtores cadastrados.
A qualidade das plantas e o trabalho da equipe municipal foram conferidos nesta sexta-feira (18/01) pelo prefeito em exercício Júnior de Femac. “A maioria das pessoas conhece o Terra Forte, da gestão do prefeito Beto Preto, pela vertente da fruticultura, mas temos também o Terra Forte Cafeicultura, que tem disponibilizado todos os anos milhares de mudas selecionadas, de qualidade e resistentes a doenças, para que nossos cafeicultores possam realizar a renovação de suas lavouras”, cita Júnior da Femac.
Ele lembra que Apucarana é nacionalmente conhecida pela qualidade do seu café. “Nesses 75 anos de emancipação política, Apucarana tem sua história intimamente ligada à produção cafeeira, seja em momentos bons, seja em momentos ruins, como foi a geada negra em 1975 e outras de menor intensidade, mas sempre se destacou pela qualidade da sua produção. E isso perdura até os dias de hoje, com nossos cafeicultores conquistando prêmios seguidamente”, assinalou o prefeito em exercício.
Salientando que o viveiro municipal é uma área credenciada e que atende a todas as exigências técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o secretário Municipal de Agricultura, José Luiz Porto, falou sobre como é feita a produção municipal. “Essas 40 mil mudas que estão no ponto de entrega começaram a ser feitas em outubro do ano passado. São sementes selecionadas, da variedade IPR 100, resistentes a nematóides, que são complicadores que contribuem para a diminuição da produtividade. Elas são produzidas dentro das normas do MAPA em viveiros suspensos. A semente é introduzida em tubetes com substrato e assim ficam livres de qualquer agente contaminante”, revela Porto. Segundo ele, a produção tem supervisão do técnico agrícola Luiz de Faveri e, cada produtor cadastrado retira entre 500 e 2 mil mudas. “Cada milheiro é repassado a R$500, que é um valor subsidiado, ou seja, abaixo do preço praticado pelo mercado”, revela o secretário.
De acordo com Porto, durante a gestão do prefeito Beto Preto, cerca de R$100 mil foram investidos no Programa Terra Forte Cafeicultura. “Investimento que foi aplicado em favor de uma cafeicultura mais forte, contribuindo para manter Apucarana como referência no setor”, concluiu o secretário da Agricultura. A visita técnica ao viveiro municipal de café também foi acompanhada pelo diretor de Agricultura, Gerson Canuto.