Mais de 300 lotes urbanos já foram limpos nos últimos dias por uma empresa contratada pela Prefeitura de Apucarana. Os trabalhos tiveram início há cerca de 15 dias, quando finalizou o prazo legal concedido pela administração municipal – através do Decreto Municipal nº 005/2020 – para que aos proprietários providenciassem a limpeza por conta própria. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, existem aproximadamente 10 mil lotes não edificados na cidade e a estimativa é de que pelo menos 80% não estão adequadamente limpos. “A demanda é grande, todos os dias recebemos dezenas de ligações de moradores denunciando descasos por toda a cidade, mas estamos atuando diariamente para dar atendimento a todas as ocorrências”, informa Jaime Gonçalves, Secretário Municipal de Serviços Públicos.
Os serviços são realizados por operários da empresa Insect, de Cornélio Procópio, que venceu a licitação para roçagem e limpeza de cerca de 2 milhões de metros quadrados, e coordenados pelo diretor Municipal de Serviços Públicos, Paulo Fabrício Reis. “Dentro deste universo de 300 lotes estão bairros como os residenciais Araucária, Interlagos, Monte Belo e Marissol”, cita Reis. Ele destaca o cronograma está sendo direcionado para atender a todos os bairros. “As próximas localidades que serão atendidas serão o Vale Verde, Solar da Toscana e Jardim Aeroporto”, informa o diretor.
Os custos serão cobrados do proprietário do terreno. “Os serviços de roçagem e limpeza estão regulamentados pelo decreto em R$1,40 o metro quadrado e a retirada de entulhos em R$190 por viagem de caminhão. Em caso da necessidade do uso de pá-carregadeira, o valor estipulado é de R$209 por hora trabalhada. Já os serviços de desbaste de toco, R$150 a hora trabalhada”, informa Reis.
O Decreto Municipal nº 005/2020 estabelece a obrigatoriedade dos proprietários manterem limpos os imóveis urbanos não edificados. A legislação, publicada em 7 de janeiro, estabeleceu prazo de 15 dias para a execução dos serviços necessários. “Além dos transtornos causados a toda vizinhança, devido ao mato e ao acumulo de lixo, terrenos baldios são ambientes propícios à proliferação de insetos nocivos à saúde, como o mosquito transmissor da dengue”, alerta o prefeito Júnior da Femac. “Temos grande preocupação com o Aedes aegypti, que se utiliza dessas áreas como foco de reprodução. Nossos agentes de saúde fazem um grande trabalho preventivo e de orientação, mas é fundamental que todo proprietário tenha a consciência e a iniciativa de cuidar adequadamente do seu terreno”, pede o prefeito.
Em Apucarana, denúncias de descasos por parte de proprietários devem ser feitas na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (3426-0870) ou pela Central da Cidadania, que é um portal eletrônico de relacionamento entre a prefeitura e o cidadão alojado no site www.apucarana.pr.gov.br.
0800 da Dengue – Em função da chuva a preocupação das autoridades de saúde com a dengue aumenta ainda mais. A Autarquia Municipal de Saúde informa que mantém um canal de comunicação, o telefone 0800-400-5888, aberto para atender a população em qualquer situação relacionada à prevenção e controle da doença no município. Através deste número, os apucaranenses podem solicitar visita técnica dos agentes de endemias, fazer denúncias, comunicar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti fora das residências e muitas outras situações que requeiram uma atuação dos profissionais da saúde.