Em clima de emoção, tranqüilidade e transparência foi realizado, no domingo (02/12), o sorteio das 500 famílias que irão morar no Residencial Solo Sagrado. A Secretaria Municipal de Assistência Social encaminhará agora os nomes dos contemplados para o Banco do Brasil, para que o agente financeiro elabore os contratos. A expectativa é que os mutuários entrem nas casas ainda neste ano, como um presente de Natal e Ano Novo.
Assim que os nomes eram sorteados e projetados no telão instalado no ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), muitos familiares beneficiados choravam e se abraçavam. “Foram inúmeras cenas assim, profundamente tocantes e emocionantes. São famílias que esperaram por décadas para ter a casa própria e, quando realizam esse sonho, não conseguem conter a emoção, se ajoelham, vão às lágrimas, se abraçam e agradecem”, descreve o prefeito Beto Preto, que acompanhou a realização dos trabalhos.
Beto Preto reiterou a transparência durante todo o processo, que culminou no sorteio que foi também transmitido ao vivo pela internet. “Foi um momento histórico, com sorteio aberto e transparente. Em torno de mil inscritos concorreram as casas. Enquanto 500 ficaram felizes, outra metade ficou triste, mas todos foram tratados com o mesmo carinho e tudo foi feito de maneira clara, olho no olho”, ressalta.
Além dos nomes dos contemplados, ocorreu também o sorteio para definição de quadra e lote. “Também foi feito o sorteio do cadastro de reserva em caso de eventuais desistências, que corresponde a 35% para cada grupo prioritário”, observa Ana Paula Nazarko, secretária de Assistência Social.
A secretária reforça o caráter pacífico e ordeiro em que as atividades transcorreram. “Foi a somatória de uma equipe da Prefeitura que trabalhou afinada com uma população que confiou em todo o processo”, frisa Nazarko, acrescentando que o sorteio foi finalizado antes do previsto. “Tudo transcorreu tão bem que encerramos por volta das 13 horas, quando a previsão inicial era concluir os trabalhos entre as 17 e 18 horas”, exemplica.
Pela primeira vez em Apucarana, o sorteio foi transmitido ao vivo pela internet, através de um link disponibilizado no site da Prefeitura. “Isso permitiu que pessoas com dificuldade de mobilidade, como mães com bebês recém nascidos, idosos, portadores de necessidades especiais ou mesmo pessoas que estavam em viagem pudessem também acompanhar”, pontua Nazarko.
A secretária destaca ainda a presença de representantes do Conselho Municipal de Habitação, da Procuradoria Jurídica do Município, da gerência do Banco do Brasil e secretários municipais, além do apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal de Autarquia de Saúde que disponibilizou uma ambulância.
Nesta quarta-feira (05/12) haverá a primeira reunião com os contemplados, no auditório da Unespar/Fecea, às 19 horas. “Nesta oportunidade estarão presentes os representantes da construtora, que apresentarão todos os detalhes do projeto”, completa Nazarko.
O Residencial Solo Sagrado recebeu investimento de R$ 30 milhões do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Os recursos foram conquistados por intermédio do assessor parlamentar Arilson Chiorato, que esteve presente na abertura do sorteio e que partir de fevereiro representará o Município na Assembléia Legislativa do Paraná. O empreendimento beneficiou famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, teve como agente financeiro o Banco do Brasil e foi edificado em área próxima ao Clube de Campo Água Azul.