Devido às condições climáticas, a cerimônia alusiva aos 168 anos da Polícia Militar do Paraná ocorreu em formato reduzido no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana. O ato contou com a presença dos 61 novos policiais da PM, que iniciaram nesta semana o curso de formação, e também de estudantes dos colégios  cívico-militares implantados no Município.

Também estiveram presentes do tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), o tenente-coronel  Marcos José Facio, comandante do 10º BPM, o tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, chefe do Estado Maior do 2º Comando Regional da PMPR, o tenente-coronel Leandro Zotelli de Mattos, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, o procurador Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Reinaldo de Andrade, e os vereadores Franciley Preto Godoi (Poim), presidente do Legislativo,  Jossuela Pirelli, Rodrigo Lievore e Toninho Garcia.

O comandante do 10º BPM fez a leitura da ordem do dia alusiva ao aniversário, que foi redigida pelo Coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da PMPR. Houve ainda uma bênção religiosa, conduzida pelo padre José Roberto Rezende, e também a participação da Banda Municipal Maestro João Florindo e da Guarda Civil Municipal (GCM). Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

Estavam previstas a entrega de medalhas de ouro e de prata a militares que já prestaram, respectivamente, 30 e 20 anos de serviço à corporação. Também seria entregue durante a formatura um certificado de agradecimento ao  juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, pela aula inaugural do curso de formação dos  novos policiais, ministrada na última terça-feira. Devido ao frio e à garoa que caiu no momento da solenidade, o certificado foi entregue em ato realizado no gabinete do comandante do 10º BPM e as medalhas seriam também entregues posteriormente.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que atualmente abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.