Com supervisão da Superintendência de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e apoio operacional de agentes municipais de trânsito, uma empresa especializada contratada por licitação promoveu nesta semana a pintura da sinalização horizontal de um trecho de cerca de 650 metros lineares da Avenida Central do Paraná, entre as avenidas Itararé e América.
O trabalho, relata o prefeito Júnior da Femac, está dentro de um contrato de R$650 mil, em recursos própris, que já atendeu diversos pontos da cidade com nova sinalização viária. “Dentro deste importante trecho da Central do Paraná, os serviços contemplaram a sinalização da rotatória recém construída junto ao cruzamento com a Rua Dom Pedro II”, informa o prefeito.
Júnior salienta que devido a transposição da linha férrea, o trecho apresentava um tráfego intenso e a implantação do equipamento viário foi a alternativa técnica encontrada pelo Departamento Municipal de Trânsito para redução de conflitos, proporcionando maior segurança ao trânsito. “A dinâmica das ações no trânsito seguem uma das principais bandeiras da gestão Beto Preto, que é atender Apucarana dos bairros ao centro. Este trabalho na Central do Paraná é um dos exemplos. Paralelo a este serviço, nesta semana também promovemos a renovação da sinalização em vias como a Nações Unidas, na região do Country Clube, da João Antônio Braga Côrtes, nas imediações do bosque municipal, e Maria Curie, nas proximidades do Parque Municipal Jaboti”, citou o prefeito.
O engenheiro de Trânsito do Idepplan, João Victor Scarlatto, que supervisionou os trabalhos na Avenida Central do Paraná, conta que além de pintura da nova rotatória e do trecho entre as avenidas Itararé e América, o trabalho envolveu a demarcação das vagas para estacionamento em todo o trajeto. “Algo que não existia e confundia muito os motoristas que não sabiam se podia ou não estacionar. Agora as vagas estão regulamentadas através de sinalização”, informa Scarlatto.
Segundo o superintendente de Trânsito do Idepplan, Carlos Mendes, a administração municipal possui um projeto para atender toda a extensão da Avenida Central do Paraná e Avenida Aviação. “A pedido do prefeito Júnior da Femac projetamos uma grande intervenção neste eixo comercial. São seis quilômetros, que compreendem trecho da Avenida Minas Gerais até o Residencial Sumatra”, comunica Mendes. De acordo com ele, além da sinalização horizontal, o projeto prevê mini-rotatórias com tachões refletivos nos eixos de maior fluxo de veículos e lixeiras em todo o trajeto. “É uma região cujo comércio cresceu muito e merece este investimento planejado pelo prefeito Júnior da Femac”, afirma o superintendente.