O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Apucarana realizou ontem (17) a formatura das três turmas do 1º semestre de 2014. Os 57 formandos, dos cursos de Técnico em Eletromecânica e Técnico em Logística, depois de um ano e meio de estudo, com aulas teóricas e práticas, saem habilitados para ingressar no mercado de trabalho que permanece carente de mão de obra qualificada.

Enfatizando o importante papel da unidade apucaranense do SESI/SENAI na formação de mão de obra qualificada para cidade e região, o prefeito Beto Preto, que participou da solenidade na condição de patrono geral da formatura, falou das perspectivas positivas do mercado de trabalho para os recém formados. “O curso de eletromecânica tem toda uma vocação para nossa região e tenho certeza das excelentes oportunidades que irão encontrar. Para essa primeira turma do curso Técnico em Logística vale lembrar que Apucarana é um entroncamento rodoferroviário. É uma cidade que também tem vocação logística, mas precisamos de profissionais para conseguirmos efetivamente esse mercado interno. Há hoje um mercado de trabalho que se abre para todos vocês”, afirmou Beto Preto.

Ao destacar o investimento na formação profissional como uma das grandes metas da sua administração, Beto Preto lembrou que Apucarana detém a condição de cidade com maior número de vagas do Pronatec do Paraná. “Conseguimos mais vagas do que Londrina e Maringá num esforço visando mudar a realidade da nossa cidade, da nossa região”, observou, citando que uma das turmas de formandos da noite, pelo curso de Eletromecânica, era com vagas do Pronatec.

O coordenador de educação do SENAI, Ernesto Sountachi Junior, que na ocasião representou a gerente do SESI/SENAI de Apucarana, Marcia Kulka, disse que a prefeitura tem trabalhado em conjunto com o SENAI com o intuito de fortalecer e desenvolver a qualificação profissional na cidade e região. Segundo Ernesto, o SENAI Paraná mantém uma média de 85% de contratação dos alunos recém-formados. “O caminho trilhado por vocês até aqui agora se abre. Tenho profunda confiança na capacidade de cada um de vocês formandos. Usem o que aprenderam para fazer nossa região e nosso país mais competitivo”, conclamou.

Lucas Leugi, gerente da Agência do Trabalhador e presidente do Conselho do Trabalho, se colocou à disposição dos formandos no processo de aquisição do primeiro emprego dentro da sua qualificação profissional. “São pessoas preparadas, quase todos jovens, para encarar o mercado de trabalho e vamos vencer essa etapa juntos”, declarou