Desde ontem (terça-feira – 15/01), os semáforos das ruas Ponta Grossa e Nagib Daher estão operando em “onda verde”, o que permite aos motoristas trafegar por toda a extensão da via com os sinais “abertos” para passagem. A medida, determinada pelo prefeito Beto Preto (PT) à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, já começou a amenizar o problemático fluxo de veículos na área central de Apucarana. “Essa mudança, realizada quase a custo zero, foi possível apenas com regulagens que aumentaram o tempo do sinal verde e o sincronismo de uma esquina para outra”, informa o prefeito. De acordo com ele, a partir de agora, dificilmente o motorista terá que esperar o semáforo abrir por mais de uma vez.

A sincronização dos semáforos apenas nestas duas ruas já teve influência direta no fluxo de carros das ruas Renê Camargo de Azambuja, João Cândido Ferreira, Rio Branco, Osório Ribas de Paula e Osvaldo Cruz. “A fluidez no trânsito já pode ser comprovada pelos motoristas”, afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos, Júnior da Femac.

Na região do Colégio Platão, no cruzamento da Rua Severino Cerutti, a equipe pôs fim ao grande congestionamento nos horários de pico. O equipamento semafórico eletromecânico deu lugar a um equipamento eletrônico possibilitando uma regulagem ideal para o fluxo de veículos.

Minas Gerais – Ainda ontem, os três semáforos da Avenida Minas Gerais, mais especificamente na região do Supermercados Condor, foram programados para que os motoristas passem no sinal verde ao mesmo tempo. A “onda verde” abrange os sinaleiros nos cruzamentos da Avenida Minas Gerais com as avenidas São João, Carlos Schmidt e Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário Júnior da Femac, a próxima via pública a receber a “onda verde” será a Avenida Munhoz da Rocha. O serviço de regulagem dos semáforos começa já nesta semana. A Avenida Governador Roberto da Silveira também está no cronograma de serviços visando à melhora do fluxo de veículos.