Quatro ações de Apucarana conquistaram o Selo Sesi ODS 2020, que entra neste ano na sua quinta edição. Trata-se de uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio do Sesi que reconhece indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino públicas e privadas que estão atuando em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Devido à pandemia, o foco deste ano foram as ações relacionadas ao coronavírus.

O recebimento do Selo Sesi ODS 2020 veio através ações da Autarquia Municipal de Saúde, Autarquia Municipal de Educação, Idepplan/Secretaria da Fazenda e prefeitura. É um reconhecimento muito grande, em especial neste ano em que os prêmios foram focados na pandemia. Entre centenas de ações apresentadas no estado, quadro ligadas a prefeitura de nossa cidade foram selecionadas para receber esse reconhecimento de tanta relevância”, comemora o prefeito Junior da Femac.

Junior destaca que os ODS são definidos pela Organização Mundial de Saúde, com critérios rígidos. “Quando uma iniciativa obtém esse reconhecimento é algo grandioso e recompensador”, afirma Junior da Femac.vento será realizado de

No relatório de boas práticas do Selo Sesi ODS 2020 relacionadas a prevenção da Covid-19 estão as seguintes ações de Apucarana:

Educação Integral em Tempos de Pandemia: A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana vem garantindo aos alunos, além do direito à aprendizagem, a promoção da saúde nutricional e psicológica durante a pandemia. Diariamente, são disponibilizadas vídeo-aulas com atividades pedagógicas, envolvendo conteúdos essenciais para cada idade escolar, por meio da Plataforma Educacional Google Class Room. Os alunos têm recebido aulas de qualidade, que também são disponibilizadas de forma impressa e pela TV.

Pronto atendimento de combate ao Coronavírus: Apucarana foi, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, uma das primeiras cidades do interior do Paraná a implantar um pronto atendimento central para acolhimento das demandas suspeitas e confirmadas de casos da Covid-19. A implantação teve por objetivo reduzir a busca de atendimento nas UBS e na UPA, e assim, reorganizar o fluxo, a circulação de indivíduos contaminados promovendo a detecção precoce dos casos para adoção de conduta terapêutica. Instituiu-se os serviços de monitoramento e teleatendimento para fortalecer as ações de combate a pandemia.

Apucarana Unida em Defesa do Emprego: Desde o início da pandemia, o Município de Apucarana, através do Idepplan e Secretaria da Fazenda, manteve o cuidado com a saúde e também com as empresas, buscando garantir a manutenção dos empregos. Desta forma criou, no saguão da Prefeitura, o pronto atendimento ao Programa Paraná Recupera, um sistema de atendimento para ajudar e facilitar as pessoas a chegarem até a linha de crédito emergencial destinada a preservação de salários e empregos em empreendimentos informais, MEI, Micro e Pequenas Empresas.

Apucarana Todos Juntos no Combate ao Coronavírus: A prefeitura adquiriu 170 mil máscaras de tecido para distribuição à população, juntamente com panfleto informativo das medidas de prevenção. Com o apoio do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) as máscaras foram distribuídas gratuitamente para todos os cidadãos. Também foram entregues sabonetes líquidos, para conscientização da importância da higienização das mãos. Pelo site: http://www.apucarana.pr.gov.br/site/coronavirus a população pode acompanhar a evolução dos casos e todos os serviços disponíveis no enfrentamento ao novo coronavírus. Ainda no Canal oficial nas redes sociais sobre a Covid-19 pelo https://www.facebook.com/covidapucarana é divulgado boletins diários da evolução da doença no município, estatísticas, formas de prevenção e ações da administração no combate à pandemia. Por meio da Secretaria de Assistência Social, foram distribuídas cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista o aumento da necessidade em virtude da pandemia.