A secretária Marli Fernandes recebeu, na manhã do último sábado (28/05), no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo, uma Moção de Aplausos conferida pela Câmara Municipal de Apucarana. A homenagem foi proposta pela vereadora Jossuela Pirelli e aprovada pela maioria dos membros do legislativo, em reconhecimento ao valioso trabalho que a secretária vem prestando em prol da educação municipal de Apucarana.

“Eu agradeço imensamente a homenagem, mas destaco que nunca fiz nada sozinha. Muitas pessoas auxiliaram-me nos últimos nove anos e são igualmente responsáveis pela construção de uma educação de qualidade para as crianças de Apucarana. Eu gostaria de compartilhar essa Moção de Aplausos, de maneira especial, com a equipe da Autarquia Municipal de Educação e os diretores, coordenadores, professores, assistentes administrativos, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e estagiários dos 23 CMEIs e 35 Escolas da rede,” disse a secretária Marli Fernandes.

A vereadora Jossuela Pirelli lembrou que Apucarana foi eleita, no final do ano passado, como a cidade brasileira, com mais de cem mil habitantes, que oferece a melhor educação pública básica às suas crianças. A conclusão é de um estudo realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila. “A professora Marli é referência quando o assunto é educação, tanto no município como no estado e no país. Ela é um exemplo de profissional, com um vasto currículo e uma carreira sólida. Graças ao trabalho dela à frente da AME, a educação apucaranense é hoje a melhor do Brasil,” disse.

O prefeito Junior da Femac acrescentou que a qualidade do ensino de Apucarana também é atestada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujos resultados são divulgados a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “A nota municipal, referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental, saltou de 6,5 em 2013 para 7,6 em 2019. A professora Marli é uma mulher forte e uma profissional vocacionada, que inspira a todos ao seu redor. Graças à liderança dela e à equipe valorosa de profissionais que temos nos CMEIs e Escolas, nós estamos formando uma geração de vencedores, que conduzirá os rumos da cidade daqui a alguns anos,” disse.

Por fim, o vice-prefeito Paulo Vital relatou que políticos e técnicos de secretarias de educação de diversos municípios têm buscado informações sobre os projetos desenvolvidos em Apucarana. “Do final do ano passado até hoje, nós recebemos visitas de muitas comitivas. Todos querem conhecer de perto as iniciativas e ações educacionais que desenvolvemos aqui, com o intuito de copiá-las e adaptá-las aos seus municípios,” afirmou.

Com uma carreira de mais de 30 anos no magistério, professora Marli Fernandes contribuiu para a formação de muitas gerações de apucaranenses. Desde 1989, quando foi aprovada em concurso público da rede estadual de educação do Paraná, ela atuou como docente em vários estabelecimentos de ensino, destacando-se o Colégio Nilo Cairo, onde trabalhou por 27 anos. Foi também tutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (NEAD/UFPR; 2000-2004), professora da Faculdade de Apucarana (FAP; 2003-2013), secretária municipal de Ensino Superior de Apucarana (2013), presidente da seccional paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR; 2017-2021), presidente da Undime-SUL (2017-2019) e vice-presidente da Undime-SUL (2019-2021).

Atualmente, além de secretária municipal de educação de Apucarana, professora Marli Fernandes ainda exerce as funções de vice-presidente da Undime-PR e conselheira titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná. Em 2020, ela foi uma das ganhadoras da categoria educação, do Prêmio Espírito Público.

“Eu acredito sinceramente que a educação é o principal instrumento que temos para transformar a vida das pessoas e construir uma sociedade mais justa para todos. Muito obrigada ao ex-prefeito Beto Preto e ao atual prefeito Junior da Femac por confiarem em mim, agraciando-me com a oportunidade de realizar o trabalho que amo à frente da Autarquia Municipal de Educação,” agradeceu.

Participaram também da sessão solene de entrega de Moção de Aplausos à secretária Marli Fernandes, o marido dela, Armelindo da Silva; os filhos Márcio, Marceli e Milene; a nora Rosa, os genros Vagner e Muryel, os netos Maria Luísa, Rafaela e João Felipe; os vereadores Rodrigo Lievore (Recife), Marcos da Vila Reis e Luciano Facchiano; representando o assessor da governadoria Beto Preto, Adriana Gonçalves Preto; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva; vários secretários municipais, a equipe da Autarquia Municipal de Educação e diretores, coordenadores e professores de diversos estabelecimentos de ensino das redes públicas municipal e estadual de Apucarana.

Enviaram ainda mensagens gravadas à professora Marli Fernandes, o secretário de Estado da Educação, Renato Feder; o presidente da Undime-Nacional, Luiz Miguel Martins Garcia; a vice-presidente da Regional Sul da Undime (2017-2019), Valkíria Trindade de Almeida Santos; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes; a consultora do Ministério da Educação, Marialba Carneiro; o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande; e a presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Maria Inês Fini.