A secretária Marli Fernandes participará, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, em Portugal, do XXX Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação (AFIRSE). Na ocasião, ela irá compartilhar a experiência do Ensino Remoto, que foi desenvolvida durante a pandemia de Covid-19 na rede municipal de educação de Apucarana.

O XXX Colóquio da AFIRSE-Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas, as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos, nas suas complementaridades e interdependências. Na edição do próximo ano, o tema abordado será Espaços Educativos, Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.

“A suspensão das aulas presenciais, por aproximadamente um ano e meio, devido à pandemia, representou um enorme desafio para a educação. Os professores precisaram se reinventar para garantir que os estudantes continuassem aprendendo em casa. Apucarana foi um dos primeiros municípios paranaenses a investir na transmissão de aulas pela internet e pela televisão,” recordou a secretária Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac afirmou que, graças à ação inovadora da equipe da Autarquia Municipal de Educação, as crianças apucaranenses não sofreram prejuízos pedagógicos significativos durante a pandemia. “Prova disso é que os nossos alunos alcançaram nota 7,3 na última edição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a melhor pontuação entre os municípios de médio e grande porte do Paraná. Recentemente, um levantamento do portal QEdu também apontou que Apucarana está em primeiro lugar no ranking dos municípios, com mais de cem mil habitantes, da região Sul do Brasil, que oferecem a melhor formação em português e matemática às suas crianças,” comemorou.

O vice-prefeito Paulo Vital também parabenizou à secretária por ela ter sido escolhida para apresentar o artigo Ensino remoto em tempos de pandemia – uma prática educativa possível no XXX Colóquio da AFIRSE-Portugal. “Eu agradeço à professora Marli Fernandes por tudo o que ela tem feito. Sob a liderança dela, a educação de Apucarana tornou-se referência nos níveis estadual, nacional e agora até internacional,” disse.

Esta é a segunda vez que a secretária Marli Fernandes participa do Colóquio da AFIRSE, apresentando ações desenvolvidas na rede municipal de Apucarana. Em 2021, ela já havia apresentado o artigo A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da Educação de Jovens e Adultos no evento internacional.

A superintendente pedagógica da AME, Margarete Baldini, e o coordenador pedagógico Mateus Carrascoso devem acompanhar a secretária na viagem a Portugal, no final de janeiro.