A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana divulgou hoje um plano de contingência dos atendimentos da rede pública de saúde considerando a situação epidemiológica do coronavírus no país. As decisões afetam praticamente todo serviço de saúde já que os profissionais irão se dedicar à prevenção e enfrentamento da doença.
Estão suspensos os atendimentos eletivos (não urgentes) do Centro de Especialidades que funciona do andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde, englobando tanto exames como consultas. Serão mantidos os atendimentos para urgências ortopédicas, cardiológicas e pneumologia.
O prefeito Junior da Femac informa que o espaço do Centro de Especialidades será transformado a partir da próxima sexta-feira no centro de atendimento de casos suspeitos do coronavírus. “Os 12 médicos especialistas que atuam regularmente no Centro de Especialidades formarão o corpo clínico, ao lado de 6 médicos residentes do Ambulatório Municipal de Dermatologia, para receber os possíveis casos suspeitos do coronavírus. Este atendimento será ininterrupto, de segunda-feira a domingo, de 7 horas às 23 horas”, explica o prefeito.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, informa que os exames realizados no Laboratório Municipal, localizado no andar térreo da AMS, serão reduzidos, com exceção para aqueles casos classificados como de urgência.
Ainda estão suspensas todas as cirurgias e procedimentos eletivos realizados em Apucarana, em Londrina, Curitiba e região metropolitana de Curitiba, como Campo Largo, bem como o transporte para essas cidades. Também neste caso há exceção para casos de urgência e o tratamento de radioterapia, incluindo a manutenção da locomoção dos pacientes.
Na Escola da Gestante o atendimento do pré-natal fica suspenso por 15 dias, exceto para mulheres que estão no último mês de gestação. No entanto, será mantido o atendimento regular para gestantes de risco médio e alto, mas reunindo no máximo 5 mulheres por hora, evitando aglomeração.
A AMS comunica também a suspensão dos atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas. Quanto ao Centro Infantil estão suspensos os atendimentos eletivos (não urgentes). Outras medidas, em especial nas condutas dos profissionais das UBSs serão repassadas diretamente aos pacientes que buscarem atendimento.
“Recomendamos à população a procurar as Unidades Básicas de Saúde e a UPA somente em situação de extrema necessidade para evitar a aglomeração”, reforça Roberto Kaneta.

Publicações Recomendadas