Com intensa divulgação ao longo dos últimos dias, a Autarquia Municipal de Saúde trabalha com a expectativa reunir amanhã, entre 8 e 17 horas, um expressivo número de mulheres, para realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. O atendimento vai se concentrar no Centro de Especialidades Médicas, que funciona no próprio prédio da Autarquia de Saúde, na Rua Miguel Simeão, 69.

O dia de intensificação do exame Papanicolau (do colo de útero) e de encaminhamento para mamografia será realizado estrategicamente num feriado nacional, com o objetivo de dar uma oportunidade extra para as mulheres buscar a prevenção dos cânceres do colo uterino e de mama.

“Amanhã, quarta-feira, vamos disponibilizar toda estrutura da saúde nesta iniciativa de combate as duas doenças. Venham buscar o atendimento que organizamos para facilitar o acesso aos dois exames. A prevenção é o melhor cuidado que se pode ter com a saúde.”, alerta o prefeito Beto Preto.

De acordo com o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, em Apucarana entre 2013 e 2016, 47 mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero, sendo que 30 delas vieram óbito. Kaneta lembra que o exame preventivo é oferecido regularmente nas 28 Unidades Básicas de Saúde do município, pelo menos uma vez por semana.