Um novo mutirão de intensificação na prevenção do câncer de colo do útero e de mama foi promovido ontem neste sábado (28) pela Autarquia Municipal de saúde de Apucarana. A campanha educativa e preventiva vem sendo promovida regularmente desde 2013, quando o médico Beto Preto assumiu a Prefeitura de Apucarana e agora o trabalho tem seqüência na gestão do prefeito Junior da Femac.
Neste sábado em mais um “Dia de Intensificação da Coleta do Exame Preventivo”, na Autarquia Municipal de Saúde, a previsão era de que até o final da tarde seriam atendidas cerca de duzentas mulheres na faixa etária dos 25 a 64 anos. Em março deste ano, mais de trezentas mulheres realizaram o preventivo do câncer do colo do útero e cerca de duzentas agendaram a mamografia.
O prefeito Junior da Femac, acompanhou o mutirão na AMS e conversou com algumas mulheres. Ele explicou que, normalmente, o exame preventivo é oferecido em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana, pelo menos uma vez por semana. “Ainda, em duas ocasiões durante o ano, são disponibilizados atendimentos especiais como o deste sábado. Isso acontece normalmente no mês de março e também durante a campanha do Outubro Rosa”, informou Junior.
O chamamento da Autarquia Municipal de Saúde reforça o alerta às mulheres, pois com o exame é possível identificar lesões precursoras de câncer que, quando descobertas nesta fase, têm 100% de chances de cura. O câncer do colo do útero é o terceiro mais freqüente na população feminina do Brasil, com a ocorrência de quase 18 mil novos casos anualmente.
ALERTA – O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer, recomenda que o início da coleta para o exame citopatológico seja aos 25 anos de idade para mulheres que já tiveram ou têm atividades sexuais. Os primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e os periódicos devem seguir até os 64 anos de idade. Para mulheres com mais de 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame, deve-se realizar dois exames com intervalos de um a três anos.