Diante dos sete casos de dengue confirmados nesta semana em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) alerta a população da necessidade de intensificar os cuidados voltados à prevenção da doença. Manter o quintal e interior da residência livres de recipientes que acumulem água é essencial para que o mosquito da dengue não encontre ambiente apropriado para proliferar.
“Poder público e população precisam agir em conjunto para que o número de casos da doença não cresça em nossa cidade. Temos oito municípios em situação de epidemia no Paraná, portando mais do que nunca é hora de unirmos forças na prevenção da dengue”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Além das vistorias diárias realizadas nas residências pelos agentes de endemias de segunda a sexta-feira, a Divisão de Controle de Endemias da AMS vem desenvolvendo, desde janeiro, um “trabalho de recuperação” nos finais de semana, o qual consiste no retorno nas casas encontradas fechadas dentro do cronograma de vistorias entre segunda e sexta-feira. No último sábado, por exemplo, a ação aconteceu no Jardim das Flores e no Núcleo Habitacional Parigot de Souza.
O prefeito Junior da Femac manifesta sua preocupação com a saúde dos apucaranenses neste momento em que a dengue é um grande desafio para as autoridades de saúde do estado. “Peço que cada um faça sua parte. Evitem o acumulo de água em recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue. A prefeitura, por sua vez, garante, através das ações da Autarquia de Saúde, um trabalho de prevenção e controle, cada vez mais intenso”, afirma Junior.
Dos sete casos de dengue confirmados em Apucarana, três são autóctones (contraídos no município) e quatro importados (contraídos em outras cidades. São os primeiros casos do atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2018.
Os casos registrados ocorreram na região do Jardim Kennedy, Jardim Aeroporto, Núcleo Habitacional Parigot de Souza, Jardim Tibagi e do centro.
O boletim epidemiológico divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde aponta 1.522 casos confirmados da dengue no Paraná. Na região, Londrina está com 460 casos confirmados, Maringá 33, Cambé 16, Arapongas 6,  e Califórnia 3 neste ciclo epidemiológico.