A Autarquia Municipal de Educação promoveu, na noite de ontem (25), o V Sarau de Poesias das escolas da sua rede. Trinta e seis alunos subiram ao palco do Cine Teatro Fênix e apresentaram versos de autores consagrados como Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, entre outros.
O projeto Sarau de Poesias é desenvolvido, em três etapas, com todas as crianças da Pré-Escola ao 5º ano do ensino fundamental. “O objetivo é estimular o interesse pela leitura e valorizar o talento e a criatividade delas,” explica a secretária da pasta, Marli Fernandes.
Na primeira fase, os professores apresentam as características da linguagem poética e as obras de diferentes escritores aos alunos. Depois, as escolas organizam os próprios recitais. A melhor apresentação de cada unidade de ensino é repetida na etapa final, durante o Sarau de Poesias organizado no Cine Teatro Fênix.
“A desenvoltura das crianças no palco foi incrível e o espetáculo maravilhoso. Parabéns aos diretores, coordenadores e professores envolvidos na realização desse projeto. Graças ao trabalho de vocês, Apucarana tem hoje a melhor educação do Paraná, com nota 7,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica),” disse o prefeito Junior da Femac.
A mesma impressão é compartilhada pelos pais dos estudantes. “Eu senti uma emoção muito forte ao ver a apresentação da minha filha. O incentivo à leitura é muito importante porque ajuda no desenvolvimento da inteligência e da sabedoria dos pequenos,” afirmou Amanda Carolina do Nascimento, mãe de aluna da Escola Municipal José Idésio Brianezi.
“Todas as crianças se saíram muito bem. Eventos assim servem para que as famílias possam ver como seus filhos estão enturmados e aprendendo cada dia mais,” completou Aparecida de Souza, avó de um aluno da Escola Municipal Karel Kober.
Durante a apresentação do V Sarau de Poesias, o prefeito e a secretária de educação foram presenteados com exemplares do livro O Amor das Rosas, escrito pela aluna Luiza Puentes, de 8 anos, da Escola Municipal Albino Biachi.
“É empolgante saber que uma menina tão nova já está publicando seus textos. A família certamente a encorajou, mas isso só é possível porque ela vem recebendo uma educação pública de qualidade na escola que frequenta,” apontou professora Marli.