De 10 a 19 de março, o Santuário de São José estará promovendo a novena de São José, sendo que no dia 19 ocorre a festa dedicada ao santo. Além da programação tradicional, o evento também vai comemorar os 60 anos da paróquia e os 20 anos do Santuário São José.
De acordo com o padre Antônio Luiz de Oliveira, pároco e reitor do santuário, no último sábado foi realizada uma missa com a presença do bispo Dom Carlos José de Oliveira e de sacerdotes que fizeram parte da história da paróquia e também do Santuário.
No domingo, houve uma missa para celebrar os 25 anos de sacerdócio do padre Sérgio José de Souza. “No período em que esteve em Apucarana ocorreu a elevação da paróquia a Santuário, o primeiro no Brasil com o título de São José”, lembra o padre Antônio Luiz de Oliveira.
A programação da novena iniciará nesta terça-feira (10/03), com missa, testemunho, bênção das chaves da casa, do carro e da empresa. “Iniciaremos os 9 dias da novena em preparação ao dia 19. Em cada dia teremos um padre, de Apucarana e de outras cidades, como Arapongas, Londrina, Cascavel, Astorga, Godoy Moreira, Curitiba e São Paulo”, cita o reitor do santuário, acrescentando que em cada dia será abordado um tema e uma bênção específica.
No final de semana, nos dias 14 e 15, haverá uma programação especial. “Teremos um momento alegre e divertido com danças gaúchas, exposição de animais exóticos, de objetos e carros antigos, barracas de alimentação e artesanato”, cita o reitor.
No domingo (15/03) haverá ainda, diante da relíquia da Cruz de Cristo, o testemunho de um milagre alcançado por um jovem. “A relíquia da Cruz de Cristo estará aqui no domingo, das 9 às 17 horas, e haverá um grupo da Confraria de Nossa Senhora que estará rezando, motivando e acolhendo as pessoas”, informa o padre Antonio Luiz de Oliveira, lembrando que neste dia haverá também a procissão luminosa.
A programação será encerrada no dia 19 de março, data dedicada a São José. “Teremos neste dia missas às 9h30, 9 horas, 12 horas e 15 horas. A última missa será às 19h30, com a presença do bispo Dom Carlos José de Oliveira, concluindo os festejos”, completa o padre.
Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, afirma que são esperados ao longo de toda a programação romeiros de diversos municípios. “Já estão confirmadas caravanas de Arapuã, Londrina e Arapongas, além de outras que costumam vir”, afirma Mário Felipe, salientando que a iconografia de São José ficará aberta para a visitação.
PROGRAMAÇÃO
10/03 (terça-feira) – 19h30 – Pe. João Batista Erittu
“Testemunho” – Bênção chaves da casa, do carro e da empresa
11/03 (quarta-feira) – 19h30 – Pe. Josafá Souza da Cruz
“A grandeza de São José” – Bênção da água
12/03 (quinta-feira) – 19h30 – Pe. Neto
“A vocação de São José” – Bênção dos desempregados
13/03 (sexta-feira) – 19 horas – Pe. Pedrinho
“São José, o carpinteiro esposo de Maria” – bênção das velas
14/03 (sábado) – 19h30 – Arautos do Evangelho
“São José, o pai de Jesus” – Benção dos enfermos, fotos, roupas e remédios
15/03 (domingo) – 19 horas – Pe. Marcos Fábio
“Testemunho” – Benção famílias
15 horas – Santa Missa
18 horas – procissão luminosa
16/03 (segunda-feira) – 19h30 – Pe. José Rezende
“Como viver como leigos a espiritualidade de São José” – Benção dos trabalhadores, empresários, artesãos e industriários
17/03 (terça-feira) – 19h30 – Frei Marquinhos
“Santificar-se como São José no trabalho” – Benção do óleo
18/03 (quarta-feira) – 19h30 – Frei Sidnei
“São José, o patrono da igreja” – Benção do sal e outros alimentos.
19/03 (quinta-feira) – solenidade de São José
Missas às 6h30, 12 horas, 15 horas e 19h30 (celebrada pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira).

Publicações Recomendadas