Dezessete socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Apucarana, carregam no uniforme o distintivo do Núcleo de Educação Permanente (NEP), implantado neste ano na unidade de Apucarana. Desde fevereiro, o grupo participou de 175 horas/aula de uma grade que contou com 16 módulos de ensino. Nesta etapa, foram capacitados os funcionários do suporte básico e, em dezembro, iniciam as aulas que envolverão as equipes do suporte avançado e os profissionais reguladores.

Os certificados foram entregues nesta segunda-feira (30/11), na sede do SAMU de Apucarana, em ato que contou com a presença do prefeito Junior da Femac, do vereador eleito, Moisés Tavares, e dos coordenadores do SAMU, Miquéias Romagnolo, e Vera Lúcia Lorenzon. “A questão da educação continuada, do aprimoramento, é fundamental. A capacitação fornece ferramentas para que os profissionais possam trabalhar melhor, salvando vidas e tendo maior conhecimento das dificuldades que enfrentam no dia a dia”, frisa Junior da Femac.

De acordo com Miquéias Romagnolo, neste ano o SAMU implantou um núcleo próprio do NEP em Apucarana. “O SAMU que tem o Núcleo de Educação Permanente implantado se diferencia dos demais, pois a capacitação continuada agrega qualidade ao atendimento”, salienta, informando que o curso teve aulas à distância e também treinamentos presenciais. “Revisamos e reaproveitamos o material de um curso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e inserimos esse conteúdo dentro de uma plataforma EAD. Ao término de cada módulo, houve uma avaliação em que os participantes necessitavam atingir uma nota mínima”, observa Miquéias.

Conforme Vera Lúcia Lorenzon, o programa do curso abrangeu aulas de biossegurança e segurança de cena, múltiplas vítimas, técnicas básicas de salvamento e resgate, atendimento de população em situação de rua, gestão para a qualidade, transporte, traumas e emergências metabólicas, respiratórias e toxicológicas, pediátricas e obstétricas, clínicas neurológicas e cirúrgicas. “Já estamos programando novas turmas, que atenderão também outros municípios de abrangência do SAMU, como Jandaia do Sul, Faxinal e Arapongas”, cita Vera Lúcia.

A capacitação envolveu condutores, socorristas, técnicos em enfermagem e enfermeiros. “O treinamento nos capacita para as atuações reais, seja no trânsito ou em qualquer outra situação em que o serviço é acionado. Todo o atendimento necessita de uma habilidade e isso adquirimos no dia a dia e com a capacitação que recebemos”, avalia o condutor socorrista Adriano Aparecido Soares.

O vereador eleito Moisés Tavares afirma que a capacitação é importante em todas as áreas, especialmente na saúde. “O mundo muda rapidamente, novas tecnologias e doenças surgem como o coronavírus, e há a necessidade da atualização constante. Essa capacitação continuada dá a certeza de que a população de Apucarana está sendo bem atendida pela equipe do SAMU, cujo trabalho precisa ser compreendido e reconhecido”, frisa Tavares.