O prefeito Beto Preto (PSD) vistoriou nesta semana o andamento da frente de recuperação asfáltica no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, na zona norte de Apucarana. Ao todo, estão sendo recuperados 35 mil metros quadrados de pavimento, em um investimento de cerca de R$450 mil em recursos do caixa municipal.
“Trabalhamos dia após dia com um só pensamento: levar qualidade de vida a todos os bairros de Apucarana. E asfalto de qualidade é benefício social para a população, é respeito com o trabalhador, com o pai e a mãe de família, que paga seus impostos e merecem o retorno do poder público”, disse Beto Preto.
Os serviços de recuperação são feitos pela empresa Asfaltopav Serviços de Pavimentação Ltda., vencedora da licitação. “A empresa já trabalha há alguns dias no local e deixará todas as ruas rejuvenescidas com uma espessa camada de microrevestimento asfáltico, material de alta resistência”, pontua o prefeito.
O secretário Municipal de Obras, engenheiro civil Herivelto Moreno, salienta que o micropavimento ou microrevestimento asfáltico é indicado para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas, que apresentem porosidade ou fissuras. “Sua indicação é ideal para vias que ainda apresentem uma base boa. Entre suas vantagens, em relação à lama asfáltica, está o tempo de secagem. Enquanto a lama demora até 48 horas, o micropavimento tem tempo médio de cura de apenas uma hora e trinta minutos. As ruas que recebem o micropavimento ganham entre quatro e seis anos de vida útil”, informa Moreno.
A melhoria no bairro recebeu aprovação dos moradores. “Ficou tudo ótimo. Tinha rua que era só buraco. Agora melhorou 100%”, disse Segundo de Oliveira, morador da Rua São Mateus. De acordo com ele, o recape asfalto era a maior necessidade da comunidade. “O que faltava era essa melhoria, no mais o bairro está muito bom nessa administração. Está tudo completo agora aqui no Dom Romeu”, afirmou. Moradora da mesma rua, Maria Sueli de Souza relata que a benfeitoria melhora a vida de todos. “Ficou muito bem executado”, avaliou.
Antes de chegar ao Núcleo Dom Romeu Alberti, relata o secretário de Obras Herivelto Moreno, a empreiteira executou aplicação de microrevestimento em todas as ruas do Residencial Araucária, também na zona norte de Apucarana. O investimento, autorizado pelo prefeito Beto Preto (PSD), absorveu R$213 mil de recursos municipais e atendeu 18,9 mil metros quadrados de pavimento. Segundo ele, assim que concluído o serviço no “Dom Romeu”, um novo bairro será definido para receber a recuperação asfáltica.