A partir do segundo semestre de 2023, a tradicional rua comercial de Apucarana, aberta no ano de 1936, pela Companhia de Terras Norte do Paraná, ganhará um visual moderno, dentro do conceito de “shopping a céu aberto”. O foco é tornar o ambiente mais agradável e mais atrativo para lazer e compras. O Projeto foi elaborado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN).

A transformação da Rua Ponta Grossa – por onde passam diariamente 7 mil veículos e 180 ônibus -, prevê um novo sistema de iluminação (LED), floreiras, lixeiras e até espaços com bancos para descanso das famílias, com direito a carregador de celular e wifi. Todos esses detalhes fazem parte do projeto de revitalização da rua, obra contemplada no “Programa de Revitalização de Espaços Comerciais”, que foi apresentado na noite desta terça-feira (29) em jantar no Country Clube de Apucarana.

O projeto finalizado pelo Idepplan, foi apresentado pelo prefeito Junior da Femac, com recursos áudio-visuais, que permitiram mostrar perspectivas da rua no futuro. O evento teve a presença do vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes. Prefeitura, Fecomércio e Sebrae firmaram parceria para viabilizar o projeto, junto com o Sindicato o Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), representado pela empresária e presidente Aída Assunção.

A revitalização da “Ponta Grossa” envolve ainda remodelação das fachadas, que ficarão mais vistosas, melhorias no trânsito e nas calçadas que, nas esquinas terão piso de porcelanato amadeirado. O projeto será desenvolvido no espaço compreendido entre as ruas Miguel Simeão e Galdino Gluck, onde estão instaladas cerca de 150 empresas.

De acordo com Junior da Femac, o programa é desenvolvido há 13 anos pelo Sebrae e a Fecomércio. “O programa foi paralisado em 2019, por conta da pandemia e também para a implantação de uma nova metodologia e atualização, reforçando o conceito de rua inteligente”, informa Junior da Femac.

O prefeito lembra que o Município já fez intervenções em outras vias, como na Rua Oswaldo Cruz que, ao longo do tempo, naturalmente se transformou numa via gastronômica. “Instalamos ao longo da via 194 postes republicanos, o que garantiu uma iluminação diferenciada e um novo impacto visual”, exemplifica.

O presidente da Fecomércio, Darci Piana, destacou as parcerias que viabilizam o projeto. “A Prefeitura de Apucarana abraçou esse projeto desde o início. A Rua Ponta Grossa é uma rua que vem desde a formação da cidade e que ficou antiquada, envelheceu, por isso será revitalizada”, pontuou Piana.

O vice-governador do Paraná destacou que as melhorias não serão apenas física. Sebrae e Senac irão atuar na capacitação e treinamento de empresários e também vendedores. “Não é apenas uma melhoria da rua, mas de gestão, de melhoria de atendimento, de novas formas de tocar o negócio”, comenta.

Ainda durante a apresentação do projeto, o secretário de estado da saúde – recém-eleito deputado federal -, Beto Preto, por meio de uma mensagem de vídeo saudou os comerciantes e autoridades. Beto Preto disse que a revitalização da Rua Ponta Grossa é um projeto trabalhado há algum tempo e agora está prestes a ser consolidado, na gestão do prefeito Junior da Femac, numa excelente parceria com a Fecomércio, Sebrae e o Sivana.

A empresária Aída Assunção avaliou que o programa envolve também uma identificação dos empresários com essa proposta. Por isso a importância da realização da apresentação do projeto. “Além de informar, a finalidade em promover esse encontro é envolver os comerciantes nesse projeto, porque são eles os grandes responsáveis, ao final das contas, em dar vida a essa idéia”, ressaltou Aída.

O ponto inicial do processo de revitalização foi a elaboração de um diagnóstico pelo Sebrae, que norteou o projeto a ser executado. O estudo apresenta um indicativo de ações, tais como melhorias nas calçadas, iluminação, mobiliário urbano, sinalização, identidade visual e melhorias nas fachadas. O programa tem um investimento previsto de R$ 2,3 milhões. A proposta é iniciar as melhorias e ajustes no início de 2023.