Uma semana após a primeira audiência pública, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Apucarana teve sequência com a realização de uma série de reuniões técnicas. Nesta quinta-feira (21/03), a Equipe Técnica Municipal esteve reunida na parte da manhã com profissionais da DRZ – Gestão de Cidades, empresa de consultoria contratada pelo Município.  À tarde, estava agendada uma reunião no Ministério Público de Apucarana.
O momento inicial aconteceu no salão nobre da Prefeitura, nas chamadas reuniões técnicas de consolidação e preparatória, quando os profissionais do Município e da DRZ fizeram uma análise da primeira fase da revisão e o planejamento dos próximos passos.
Além das reuniões técnicas, estão previstas audiências públicas e até oficinas nos distritos.  “Os trabalhos iniciaram em fevereiro e no dia 11 de março foi realizada a primeira audiência pública, de um total de quatro que serão realizadas até novembro. Neste processo, a prefeitura vai atuar para garantir plena participação popular, nas alterações que serão feitas nesta revisão que terá validade de 10 anos”, frisa o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras.
Ao todo, a Equipe Técnica Municipal é composta por sete membros. Além de Herivelto Moreno, integram o grupo Sueli Aparecida de Freitas Pereira (secretária da Fazenda), Carlos Mendes (superintendente de trânsito), Anellize Alves dos Santos Campana (arquiteta do Idepplan), Paulo Sérgio Vital (procurador jurídico do Município), Elinésio Lopes Santana Junior (assistente administrativo) e Sérgio Bogib (secretário de meio ambiente). “Entretanto, a reunião é aberta a qualquer profissional do Idepplan ou da Secretaria de Obras que tenha interesse em participar”, observa Herivelto.
Nas atividades desta quinta-feira também participaram o diretor-presidente do Idepplan, Lafayete Luz, e representantes da DRZ – Gestão de Cidades. Estiveram presentes o engenheiro José Roberto Hoffmann, coordenador geral da empresa, e o arquiteto e urbanista da DRZ, Humberto Carneiro Leal.
Conforme explica o engenheiro Herivelto Moreno, as discussões em torno da revisão do plano acontecerão em várias instâncias. “Além da Equipe Técnica Municipal, existe o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, composto por entidades de classe e organizações civis, que está debatendo o assunto. Haverá ainda o Grupo de Acompanhamento da comunidade que vai avaliar o andamento dos trabalhos, sem contar as audiências públicas que permitem ampla e irrestrita participação popular”, reitera Herivelto, acrescentando que estão programadas ainda atividades nos distritos de Apucarana para discutir o plano e a realização de oficinas temáticas, como por exemplo a que abordará questões relativas ao saneamento básico e meio ambiente.
CANAL INTERATIVO – Somando-se a todos os fóruns de debate criados, também foi aberto um espaço de diálogo permanente com a população. No site oficial da prefeitura, há um canal no qual as pessoas podem tirar dúvidas e enviar sugestões, interagindo com os profissionais envolvidos. Para participar basta acessar o site www.apucarana.pr.gov.br e clicar no link do Plano Diretor.
De acordo com o superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, o plano diretor define as diretrizes que irão nortear as políticas municipais de desenvolvimento e a expansão urbana. O documento define as regras sobre o que pode ou não ser feito. “Isso tudo mexe com a vida das pessoas ditando, por exemplo, onde é área comercial, residencial ou industrial, e ainda onde é área liberada para construção de edifícios”, explica Carlos Mendes.