Além de ampliar capacidade de atendimento da rede municipal de saúde com 54 profissionais residentes, a conquista da Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana abriu as portas para oportunidades de capacitação para dezenas de servidores do município.
No fim de março, 60 profissionais da AMS, incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, entre outros, começaram os cursos de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (PSUS) e em Preceptoria em Residência Médica (PRM). E, mais recentemente, na semana passada, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), enfermeira Francieli Nogueira Smanioto, iniciou o curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residências em Saúde no SUS. Os três cursos são oferecidos pelo Ministério da Saúde e ministrados pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
O curso frequentado por Francieli é realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês e consiste de cinco encontros presenciais em São Paulo, de três dias cada. Além de Apucarana, apenas mais duas cidades do Paraná, Cascavel e Londrina, estavam entre os 120 municípios do país selecionados para a capacitação.
“O curso de Aperfeiçoamento em Gestão tem o objetivo de auxiliar no aprimoramento dos programas de residências e, consequentemente, da formação dos profissionais residentes e na qualidade da atenção à população”, avalia Francieli Nogueira Smanioto.
Os cursos de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde, por sua vez, envolvem preceptores, ou seja, profissionais da área de saúde responsáveis pelo acompanhamento da atuação prática e avaliação dos 54 alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da AMS.
As especializações em PSUS e PRM têm a participação de enfermeiros, nutricionista, psicólogo, dentista, educador físico, fisioterapeutas e médicos que atuam como receptores na Residência Multiprofissional. “A capacitação afeta diretamente a qualidade do atendimento à população, já que 80% da carga horária dos residentes é prática. São profissionais que prestam atendimento na UPA, UBSs, AMS, CAPS AD e IJ, Centro Infantil, Casa da Gestante, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil”, detalha o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Os cursos são de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 de educação à distância. As atividades presenciais vão se estender até novembro, em encontros mensais de 3 dias no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Apucarana.