Cerca de 200 pessoas, de um total de 580 convocadas, procuraram o Centro Social Urbano de Apucarana nesta segunda-feira (22/10) para atualização de documentos junto ao processo de seleção que visa definir os futuros 500 mutuários do Residencial Solo Sagrado. Esta é a terceira vez neste ano que, por exigência do Banco do Brasil – agente financiador do empreendimento habitacional, a Secretaria Municipal da Assistência Social convoca famílias inscritas para complementação ou regularização de cadastro. Desta vez, o prazo para comparecimento ao Centro Social Urbano do Parque Bela Vista expira às 17 horas de quarta-feira (24/10). “Muitas famílias nos procuraram neste primeiro dia. Tivemos um movimento constante que nos deixa confiantes de que vamos atingir a meta de sermos procurados e atender a todos até o prazo final”, disse Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
Dos atendimentos feitos ao longo do dia, alguns ainda vão precisar voltar. “Foram cerca de 200 atendimentos, mas nem todas concluíram o processo. A maioria já deixou tudo certo, mas houve casos em que a pessoa trouxe fotocópia com qualidade inferior ao que é exigido pelo banco, por exemplo, e foi orientanda a voltar até quarta-feira para estar regularizada e apta a continuar no processo de seleção”, relatou Nazarko.
Paralelo ao trabalho burocrático, uma equipe composta por 18 assistentes sociais da prefeitura estão a campo, visando elaboração de pareceres sociais de cada uma das 1.576 famílias cadastradas para o empreendimento “Solo Sagrado”. “Nossos profissionais estão indo endereço por endereço tendo como referência o Cadastro Único da família”, explica Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
A manutenção do cadastro único atualizado, esclareceu a secretária, é uma obrigação do beneficiário de programas do Governo Federal e, consequentemente, um importante requisito para concorrer a uma unidade habitacional. “No dia a dia, a falta desta atualização tem dificultado o trabalho de busca ativa feita pela equipe da assistência social e, neste processo específico, fazendo com que famílias percam a oportunidade de seguir no trâmite de seleção habitacional”, lamentou Nazarko.
Diligências – A visita social tem como objetivo gerar um parecer (perfil), retratando em quais critérios do programa Minha Casa, Minha Vida a família se enquadra. “As visitas servem exclusivamente para colher informação. Ninguém entrega e nem leva nenhum documento da pessoa”, explica a secretária. Ela informa que a família pode ser procurada a qualquer horário (manhã, tarde e noite), inclusive no final de semana. “Nossas equipes estão identificadas com veículos timbrados da prefeitura e documento funcional (crachá)”, esclarece Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
O empreendimento – A construção das 500 casas do Residencial Solo Sagrado tem um aporte de R$ 30 milhões do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Um empreendimento para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, tem como agente financeiro o Banco do Brasil e a execução, em área próxima ao Clube de Campo Água Azul, está a cargo da Construtora Prestes, da cidade de Castro (PR). Cada unidade terá 40 metros quadrados, ao custo de R$ 65 mil.