Aberto entre 10h e 17h, o Bosque Municipal foi a opção de lazer de mais de três mil pessoas nos dias de carnaval. O pico de movimento foi no domingo, quando cerca de 1200 visitantes estiveram no parque.  Reaberto recentemente, o bosque levou muita gente a visitá-lo pela primeira vez depois da repaginada por que passou.  Todas as normas de saúde e higiene, para a não-disseminação do novo coronavírus, vêm sendo seguidas: o uso de máscaras é obrigatório, as aglomerações são proibidas, em caso de filas a distância de 1,5m é respeitada, e há farta distribuição de álcool gel em diversos pontos.

Estavam visitando o parque pela primeira vez, depois da reabertura,  as irmãs Andressa e Ana Maria Farias, que levaram nove crianças, entre filhos, primos e vizinhos, para ver os animais e ter contato com a natureza.  “Achei que o parque está muito bem cuidado e limpinho. É muito gostoso trazer as crianças para brincar ao ar livre”, disse Andressa.

Everton Durval também visitou pela primeira vez o bosque. Para ele, que foi acompanhado de 12 pessoas entre adultos e crianças, a reabertura do parque está “mais do que aprovada”.  Joeder Rogério Câmara e Suzana Gomes gostaram de passear entre as árvores num dia quente de verão. “Gostamos muito e com certeza deveremos voltar”, afirmou.

O casal Paula e Luciano Lampe estava encantado com a reabertura do bosque. “Está uma graça, muito lindo, sem dúvida foi uma iniciativa excelente devolver à população essa área de lazer ao ar livre”, disse Paula. “Com certeza vamos voltar várias vezes, moramos aqui perto.” Eles levaram o filho David, de seis anos, para brincar no playground, com brinquedos novos e de acordo com todas as normas de segurança e higiene. O menino disse: “Gostei de tudo, mas o que eu gostei mais foram os macacos”, conta David.

Gastronomia – Diversos empreendimentos solidários comercializam produtos de gastronomia e de artesanato  no parque, em fins de semana e nos feriados, das 10 às 16h. Nesta terça-feira, estavam presentes três empreendimentos, que vendiam churros e pastéis, água e refrigerantes, algodão doce, pipoca e maçã do amor, além de batata chips.

A empreendedora solidária Sidinéia França vendeu cerca de 70 churros e 80 pastéis no domingo, e considera o movimento muito bom. A opinião é compartilhada com as empreendedoras solidárias Elizabete de Jesus Lima Pereira, que vende batatinhas chips, e de Valdirene Rodrigues Luzia, da barraquinha de pipoca, algodão doce e maçã do amor.  Todas as empreendedoras foram capacitadas na perspectiva do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Contatos futuros O prefeito Junior da Femac está muito satisfeito com a reabertura do Bosque Municipal e com os empreendimentos solidários que têm lugar no parque. “A proposta é contemplar principalmente as crianças, mas as famílias em geral podem apreciar a beleza e o ar puro da mata nativa do local. E a economia solidária, que já conta com 15 espaços públicos de comercialização, agora agrega também a feirinha no bosque, com essa proposta de geração de trabalho e renda”, concluiu.

A secretária da Mulher Denise Canesin acredita que o novo espaço de comercialização dos produtos originários da economia solidária representa mais um benefício que o programa traz às empreendedoras e empreendedores. “Nós, da administração municipal, estamos sempre preocupados em oferecer novas oportunidades para o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, a fim de que sejam maximizadas as chances de gerar trabalho e renda às mulheres apucaranenses”, afirmou.

Para a superintendente de geração de renda da secretaria da Mulher, Eliana Rocha, a feirinha no parque é uma excelente oportunidade. “Quando digo oportunidade não é apenas de comercializar os produtos,  e com isso gerar trabalho e renda, mas também uma oportunidade de potencializar contatos futuros, fazer contato para participar de outros eventos na cidade”, disse.

O secretário do Meio Ambiente, Gentil Pereira, lembra que o antigo “Parque das Aves” precisou ser desativado, cumprindo norma do Ibama que, há alguns anos, proibiu a manutenção de animais silvestres em espaços deste tipo. “A preservação do meio ambiente é uma das prioridades da gestão do prefeito Júnior da Femac. A reativação do bosque municipal, além de cumprir esta missão, reinaugura em Apucarana um espaço referência para a educação ambiental e também para a contemplação da fauna e flora, tornando-se novamente um atrativo turístico para a população e visitantes de outros locais”, diz o secretário, lembrando, ainda, que para frequentar o espaço é exigido o uso de máscara.