A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Qualificação Total e os Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveu na noite de sexta-feira (22), a entrega de certificados de uma nova turma de formandos da Qualificação Total.

Neste mês já havia concluído cursos 117 trabalhadores e, agora, foram formados mais 251. Em cinco anos e meio, o programa instituído nesta gestão pela Secretaria de Assistência Social já ofertou cursos para mais de 12 mil apucaranenses.

A marca foi comemorada pelo prefeito Beto Preto que, ao lado da secretária Ana Paula Nazarko, comandou a entrega de certificados aos 251 formandos, em solenidade realizada no auditório da Praça Ceu. Nesta etapa a prefeitura comprou dezoito cursos do Senac, pagando R$ 82.600,00. Foram registrados 420 inscritos, mas houve desistências no decorrer dos cursos.

O evento também teve as presença do deputado federal Sérgio Souza; presidente da Câmara, Mauro Bertoli; secretário de indústria e comércio, Estrope; vereadora Márcia Souza; diretor da Qualificação Total, Luiz Vilas Boas; coordenador da Qualificação Total, Dorival Miguel da Silva; e Ana Maria Pacheco, secretária executiva do Senac.

MULHERES – Os cursos desta etapa foram direcionados ao público feminino, com aprendizado de lembrancinhas, confecção de ovos de páscoa, design de sobrancelhas, unhas decoradas, toque de beleza e auto-estima, preparo de docinhos, preparo de massas, e cursos de relações interpessoais.

Ao discursar no evento, o prefeito Beto Preto destacou a marca atingida na profissionalização gratuita de trabalhadores. “Já ultrapassamos a casa de 12 mil trabalhadores formados e isso é de grande importância, considerando que atravessamos uma crise sem precedentes no Brasil e quem não estiver qualificado terá muita dificuldade para reinserir no mercado”, avaliou o prefeito.

A secretária de assistência social, Ana Paula Nazarko, destacou as boas parcerias firmadas pela Qualificação Total, para a oferta de cursos. “Estes novos formandos tiveram cursos de ótimo nível com professores e materiais do Senai e todos os alunos devem reconhecer o apoio que a prefeitura tem dado a este setor”, frisou.

Prestigiando a solenidade, o deputado federal Sérgio Souza (MDB), se manifestou surpreso com o programa mantido com recursos próprios do município. “Ando por todo o Paraná e isso que Apucarana mantém é muito raro encontrar no estado”, assinalou Souza enaltecendo a iniciativa do prefeito Beto Preto.

Mauro Bertoli, presidente da Câmara, também elogiou o programa custeado pela prefeitura. “É por este e muitos outros programas e iniciativas que damos sustentação à gestão do prefeito Beto Preto no Legislativo Municipal”, pontuou Bertoli.

Luiz Vilas Boas comentou que trata-se de um trabalho de fôlego da equipe da Qualificação Total, que sempre se desdobra para ofertar novos cursos e atua para prospectar mais alunos.