Um grupo de mães se reuniu hoje (13) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Romeu Milani para participar da palestra sobre orientações nutricional para seus filhos. A atividade é apenas um complemento da abrangência dos atendimentos de Puericultura prestados pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) em todas as 28 UBSs de Apucarana.
A Puericultura é a área da saúde que se dedica ao acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança, durante o qual é possível detectar precocemente distúrbios como do crescimento estatural, de nutrição e neuropsicomotor, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis.
O atendimento de Puericultura nas UBSs de Apucarana é realizado pelo profissional enfermeiro. Individuais e com hora marca, as consultas são mensais para crianças de até 1ano; entre 1 ano e 2 anos a cada 3 meses; e de 2 a 5 anos a cada seis meses “No momento estamos 25 crianças realizando consultas de Puericultura no Romeu Milani, ocasião em que recebem acompanhamento médico pediátrico, nutricional e odontológico”, informa a enfermeira Rosangela Aparecida de Souza, coordenadora da UBS Romeu Milani e responsável pelo atendimento de Puericultura no local.
“A Puericultura é essencial no cuidado da saúde nos dois primeiros anos de vida. Com esse atendimento temos conseguido fazer o diagnóstico precoce de deficiências e iniciar o tratamento necessário, garantindo assim uma vida saudável à criança”, afirma Rosangela. Como exemplo ela cita o caso de uma criança nascida em janeiro de 2016 que já durante as primeiras consultas de Puericultura foi detectado crescimento do perímetro cefálico acima do parâmetro considerado normal.
“Esse paciente foi encaminhado imediatamente para tratamento em Curitiba e graças a esse diagnóstico precoce hoje apresenta desenvolvimento do perímetro cefálico dentro da normalidade para usa idade”, informa a enfermeira Rosangela.
Gleiciane Cubines é um exemplo de mãe que sabe da importância da Puericultura na vida do seu filho. “O Davi está com 2 anos e desde os dois meses de vida nunca deixei de ir com ele na consulta de Puericultura. Fiz meu dever de mãe e tenho e filho saudável e feliz”, avalia, destacando o trabalho de grupo de profissionais da UBS Romeu Milani. “O atendimento recebido também vem servindo de incentivo para continuar as consultas de Puericultura”, observa.
A nutricionista, Lorayne Verona, abordou temas como a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e introdução de alimentos complementares, evitando produtos industrializados.
O que é Puericultura
A Puericultura é a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir diante das alterações que surgirem.

Publicações Recomendadas