Entrando no 6º ano, os programas de residências da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana iniciaram hoje (1) novas turmas. Devido à pandemia a cerimônia de recepção aos 31 novos residentes aconteceu on-line com a participação do prefeito Junior da Femac e o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Ao dar as boas vindas aos residentes, o prefeito Junior da Femac destacou contribuição destes profissionais no atendimento atenção básica de saúde municipal e da consolidação de Apucarana como polo na formação de profissionais da área da saúde. “Desde que os programas de residências foram implantados na AMS, já foram formadas cinco turmas, somando mais de 150 profissionais”, informou Junior da Femac
“Estamos felizes com o resultado que a atuação dos residentes tem gerado na melhoria do atendimento na rede pública de saúde do município. Os ganhos são muito significantes”, avaliou o diretor presidente AMS, Roberto Kaneta.
Os novos residentes fazem parte da 6ª Turma da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família; da 6ª Turma da Residência Multiprofissional em Saúde Mental; 6ª Turma da Residência Multiprofissional em Enfermagem Obstétrica; 3ª Turma de Residência em Medicina de Família e Comunidade; e da 4ª Turma do Programa de Residência Médica em Dermatologia.
O Programa de Atenção Básica/Saúde da Família reúne 18 residentes, sendo enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e psicólogos. No Programa de Saúde Mental são 6 residentes enfermeiros, psicólogos e assistentes Sociais. Já no Programa de Residência em Obstetrícia são 3 enfermeiros.
Os Programas de Residência Médica contam com dois médicos de Medicina de Família e Comunidade e dois de Dermatologia.
A residência em saúde é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática com duração de dois anos, e os novos residentes destes programas estarão se capacitando e prestando serviços em diversos pontos da rede de saúde da cidade.