A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) vai organizar passeios turísticos, em roteiros que acontecerão durante a programação de aniversário. Serão realizados “tours” gratuitos nos dias 23, 24 e 25 de janeiro em dois horários, às 14 horas e às 16 horas.
A atração foi anunciada nesta segunda-feira (14/01) pelo prefeito em exercício, Junior da Femac, após reunião com a professora Maria Agar, secretária da Promatur. “Será uma oportunidade para grupos de famílias de Apucarana e especialmente para pessoas de fora, que estarão visitando a cidade neste período em que estaremos comemorando os 75 anos de Apucarana”, frisa Junior da Femac.
O prefeito afirma que os passeios contarão com um guia turístico, que levará aos participantes curiosidades sobre Apucarana e a história da cidade. “Uma delas é sobre o Ferra Mula que todas as quartas-feiras reúne exclusivamente homens para uma costelada na sede da associação. Outra é sobre a esquina do vento, um lugar na área central em que o vento nunca pára”, cita Junior da Femac.
Outra curiosidade está relacionada com um dos principais símbolos de Apucarana, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “A primeira igreja de madeira foi construída com a frente virada na direção da Avenida Minas Gerais e, nesta posição, ela foi derrubada duas vezes pelo vento. Então o padre Armando Círio teve um sonho indicando que igreja deveria estar virada para o Vale do Ivaí e essa mudança foi feita na nova construção, que nunca mais caiu”, conta Junior da Femac.
De acordo com a professora Maria Agar, as inscrições para o “tour” deverão ser feitas antecipadamente, no Cine Teatro Fênix, pelo telefone 3423-2944. “A saída será na Praça Valmor Santos Giavarina. Estamos ainda definindo o roteiro, mas podemos adiantar que o passeio levará os participantes a locais que remeterão a fatos pitorescos e a curiosidades de Apucarana, além de parques e espaços históricos que ilustrarão toda a beleza da nossa cidade”, assinala Maria Agar, acrescentando que o roteiro será feito com ônibus da Promatur que tem capacidade para 30 lugares.