O Governo Federal, através da Conab e Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, vai adquirir R$ 495.871, 92 em produtores da agricultura familiar de Apucarana. Produtores e entidades beneficiadas participaram de uma reunião de trabalho nesta terça-feira (29/11), no salão nobre da Prefeitura, quando foram repassadas as normas do Programa Compra com Doação Simultânea.
De acordo com Vitor Yassuhiko Kuwabara, analista da Conab de Curitiba, os produtores devem ter Declaração de Aptidão ao Pronaf e serem sócios da Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Coocapi), que é a entidade através do qual são repassados os recursos. “O Governo Federal, através da Conab, compra o produto que é doado na hora para as entidades beneficiadas”, explica Kuwabara.
Neste projeto, houve a inclusão do percentual mínimo de 40% de mulheres. “Ao todo, 61 produtores serão beneficiados por este projeto, sendo 43,5% de mulheres”, informa Kuwabara. Além de escolas da rede municipal, o “Compra com Doação Simultânea” repassará produtos para 14 entidades cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Conforme Jandira Valmórbida, extensionista da Emater, anualmente três programas garantem a aquisição da produção da agricultura familiar. “Além do Compra com Doação Simultânea, temos o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) Municipal e o PNAE Estadual, somando mais de R$ 1 milhão por ano”, contabiliza Jandira.
A extensionista da Emater ressalta que as iniciativas promoveram, nos últimos 15 anos, grandes impactos na agricultura familiar. “Os produtores passaram a se documentar e a investir nas propriedades, com a implantação de estufas e na qualificação, porque têm a garantia da compra da produção”, argumenta.
Jandira destaca ainda a exigência da inclusão das mulheres no projeto, o que faz com que elas se organizem e assumam o protagonismo nas propriedades. “Elas passaram a ter uma atuação maior e também buscaram colocar em dia a documentação, tendo que tirar a Nota do Produtor”, exemplifica.
Toda a transação comercial através do projeto é feita com a emissão da Nota Fiscal do Produtor Rural, trazendo benefícios para a economia local e também para o Município. “Além dos valores repassados diretamente para os produtores, têm os recursos que voltam para o Município através da Nota do Produtor e que também movimentam a economia local”, reforça a extensionista da Emater.