Lançado há um ano pelo prefeito Beto Preto, o programa “Praça Viva” já revitalizou diversos logradouros em Apucarana. Sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), os projetos contemplam não só a reurbanização, mas também a instalação de novos equipamentos. “São ações executadas por equipes da prefeitura e também por empresas contratadas para plantio de grama, concretagem de passeios e instalação de equipamentos como postes e luminárias, lixeiras, além execução de obras para garantir toda a acessibilidade aos frequentadores”, assinala Júnior da Femac, prefeito em exercício de Apucarana.
Segundo ele, as ações têm cumprido com o objetivo. “Por onde passamos temos recebido o reconhecimento da população, aprovando as revitalizações que estão tornando os locais mais atrativos e agradáveis para a convivência dos apucaranenses, seja nos bairros como também no centro”, disse Júnior.
Gradativamente, a proposta da prefeitura é levar o “Praça Viva” a pelo menos 50 logradouros nos próximos anos, incluindo também núcleos e vilas mais distantes do centro. O último trabalho concluído foi na Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro da Igrejinha. “O espaço foi totalmente revitalizado com paisagismo, acessibilidade e calçadas, além da colocação de novas lixeiras e bancos”, relata o prefeito em exercício. Os investimentos são realizados com recursos do próprio município.
Júnior da Femac salienta que, recentemente, outras praças também receberam benfeitorias dentro do programa. “Revitalizamos a Praça Demétrio Mazurok, localizada nas proximidades do Sesc, a Praça Nelson Mandela, no Jardim Diamantina e, além da praça da Igrejinha, há serviços de revitalização sendo executados também na praça que fica na Rua José Maria Pinto, na Vila Nova, e na praça localizada junto à Igreja Santa Terezinha, na região do Jardim Trabalhista”, assinala.
De acordo com Helligtonn Martins, diretor municipal de Obras, na praça da “Igrejinha” foi feita a recomposição do meio-fio, implantação de 300 metros quadrados de calçada em concreto alisado e plantio de sete mudas de oiti, além da colocação de três rampas de acessibilidade, três novas lixeiras e de cinco bancos em concreto. Helligtonn afirma ainda que o quiosque localizado na praça, onde há uma mesa de jogos, foi consertado. “O serviço será finalizado com pintura e a troca da grama em área de 350 metros quadrados, pois a que havia sido já está tomada por ervas daninhas e dificulta a manutenção”, observa, acrescentando que nas praças onde houver necessidade a revitalização é acompanhada por melhorias na iluminação pública.
0800 da iluminação – O prefeito em exercício, Júnior da Femac, lembra que no tocante à iluminação pública, a população pode contribuir acionando o 0800-600-1428 (ligação gratuita), sempre que identificarem problemas, como lâmpadas queimadas. “Está chegando o período do calor, o horário estendido de verão, onde as famílias costumam sair mais de casa, frequentar nossos espaços urbanos e verdes, por isso é importante também que a população colabore para que a iluminação pública esteja em dia nestes locais”, pontuou Júnior. Segundo ele, os pedidos para troca serão atendidos num prazo máximo para a troca de 48 horas. Em caso de solicitação de emergência, em ponto localizado nas proximidades de um hospital, por exemplo, o prazo é de 12 horas.