O Projeto Reconstruindo Vidas, implantado em outubro de 2015 pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, reduziu a reincidência em 80% na ala feminina do minipresídio de Apucarana. O dado foi apresentado pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, José Aparecido Jacovós, durante visita à carceragem da equipe responsável pelo programa e que foi acompanhada por membros do Poder Judiciário e da Comissão da Mulher Advogada/OAB. A visita foi marcada ainda pela vacinação contra a gripe e a entrega de produtos de higiene pessoal.
De acordo com o delegado Jocovós, a ala feminina já teve até 25 detentas e atualmente conta com somente 13. “Depois da implantação do projeto, temos um índice de quase 80% daquelas que saíram daqui e não voltaram a reincindir. Hoje elas saem  com uma visão diferente e com nova perspectiva de vida, tendo a possibilidade de ter uma profissão ou de fazer coisas simples no lar para gerar renda, sem dependerem do crime”, frisa Jacovós.
Segundo a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, diversas ações são realizadas através do programa. “Oferecemos oficinas de artesanato e beleza, envolvendo os cuidados com o cabelo, maquiagem e higiene pessoal. Também são disponibilizados livros para leitura e depois elas fazem resumos, que são acompanhados pela pedagoga da secretaria. Além disso, há o estudo bíblico que é um alento espiritual e melhora a harmonia entre elas”, cita Denise.
Os principais objetivos do Projeto Reconstruindo Vidas são a ressocialização, oferecer a oportunidade do aprendizado de um ofício, proporcionar oportunidades de comercialização da produção, melhorar o convívio dentro da prisão e a implantação de um sistema de remissão da pena. “Estamos oferecendo uma troca que somente vai beneficiar vocês. Damos a oportunidade e esperamos que vocês reconstruam suas vidas quando saírem daqui, tendo bom comportamento e exercendo uma atividade digna”, disse Denise.
Oswaldo Soares Neto, juiz de direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Apucarana, também acompanhou a visita e confirmou  a diminuição da reincidência. “Essa constatação demonstra a efetividade e a importância de um projeto desta natureza. Isso mostra que é possível a ressocialização. A partir do momento que é possibilitado à pessoa detida o acesso ao estudo, ao aprendizado de um ofício, são oferecidos instrumentos para que ela possa voltar à sociedade sem reincidir na vida do crime”, destaca o juiz.
ENTREGA DE PRODUTOS – Além da vacina contra a gripe, as 13 detentas receberam nesta sexta-feira (28/04) produtos de higiene pessoal, através de uma parceria entre a Comissão da Mulher Advogada da subseção de Apucarana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Distribuidora Fusion e a Secretaria da Mulher. “Ficamos sabendo da necessidade das detentas e, pela questão dos direitos humanos e de solidariedade, buscamos viabilizar os produtos. E isso aconteceu graças a essa parceria com a  empresa, que  se comprometeu em fornecer os produtos mensalmente até dezembro”, informa Franciele Gonçalves Cruz, presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Foram repassados às detentas produtos como escova e creme dental, condicionador, shampoo, absorvente e hidratante. “A empresa se sensibilizou com a situação e decidiu fornecer os produtos de primeira necessidade, acrescentando outros como hidratante. A empresa pretende com essa iniciativa fazer com que as detentas não se sintam excluídas, mas valorizadas enquanto mulher e cidadã”, ressalta o advogado Pablo José de Barros Lopes, que no ato representou a Vision Distribuidora.