O Programa de Ortodontia da Prefeitura de Apucarana fechou o ano com a instalação de aparelhos ortodônticos em trezentos e sete alunos da rede municipal de ensino. O tratamento de correção da posição dos dentes visa atender de forma totalmente gratuita alunos de 9 a 11 anos das 36 escolas municipais e está sendo executado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A iniciativa, inédita no município e que é realizada em poucas cidades do país, inclui a instalação do aparelho ortodôntico e a manutenção mensal (ajustes no aparelho), um acompanhamento padrão para que o tratamento tenha êxito.

Até o momento foram beneficiados alunos das escolas Marcos Freire, Marilda Noli, Osvaldo Santos Lima, Maria Madalena Coco, Plácido de Castro, José Brasil Camargo, Doutor Edson Giacomini e Monsenhor Arnaldo Beltrami.

“Trata-se de uma iniciativa na área da saúde bucal colocada em prática na nossa gestão municipal. Queremos ver as crianças com melhor mastigação e um belo sorriso”, frisa o prefeito.

“O Programa de Ortodontia já chegou em 8 escolas, mas o atendimento será levado aos 36 estabelecimentos da rede municipal de ensino de nossa cidade”, garante o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Bachiega destaca a importância e os benefícios do tratamento ortodôntico. Ele explica que a má posição dentária pode causar vários problemas que vão muito além da aparência estética. São problemas fonoaudiológicos e na articulação, dor de cabeça, dor na região orofacial e até dor de dente.

O ponto de partida do atendimento acontece nas escolas com a triagem dos alunos dentro da faixa etária de 9 e 11 anos, a cargo de dentistas com especialidade em ortodontia. Nesse momento é avaliado quem necessita do tratamento ortodôntico. O próximo passo é o envio de um comunicado aos pais solicitando a autorização para o filho realizar o procedimento odontológico.

A seguir, os responsáveis pelas crianças devem providenciar toda documentação ortodôntica, como radiografia e fotografia, sempre com a orientação da equipe da saúde e também sem custo algum para a família do aluno beneficiado.

O Programa de Ortodontia é uma parceria da Autarquia Municipal de Saúde e Autarquia Municipal de Educação, custeado com recursos municipais e de dois programas do governo federal: Saúde na Escola e o Brasil Sorridente.