A Autarquia Municipal de Educação proporcionou, na semana passada, mais um momento de formação continuada aos servidores da sua rede. Na segunda e na terça-feira (27 e 28/2), os diretores e coordenadores das escolas participaram do curso Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, que foi ministrado pelo assessor da editora Somos Educação, Abel Oliveira. Já de quarta a sexta-feira (1 a 3/3), os contemplados com a mesma atividade foram os assistentes administrativos, os engenheiros, as psicólogas, as nutricionistas e os coordenadores pedagógicos da AME.

A secretária Marli Fernandes explica que a formação sobre Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes faz parte do programa de educação socioemocional O Líder em Mim, que está sendo implantado nas 36 escolas municipais de Apucarana, para as turmas da Educação Infantil (IV e V) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

“A educação socioemocional é um processo que auxilia o ser humano a se conhecer melhor, entender as próprias emoções, fortalecer a autoestima e se relacionar de maneira adequada com ela mesma e com os outros. Todos os professores da nossa rede receberam essa formação no início do mês de fevereiro e agora foi a vez dos diretores, coordenadores e demais profissionais,” afirmou.

O prefeito Junior da Femac frisa que as competências socioemocionais estão se tornando cada vez mais relevantes na sociedade. “As rápidas transformações tecnológicas, culturais e de valores por que o mundo passou nas últimas décadas trouxeram consigo novas demandas. Já não basta ensinar às crianças os conhecimentos cognitivos. Se quisermos que elas se tornem bem sucedidas como profissionais e como seres humanos, precisamos ajudá-las também a desenvolver habilidades de autonomia, liderança, cooperação, empatia, ética, resiliência, respeito às diferenças, entre outras,” disse.

“O Líder em Mim é um método de educação socioemocional mundialmente reconhecido e com resultados comprovados. Ele foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado nos estudos de doutorado de Stephen Covey, autor do livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. Eu parabenizo a secretária Marli Fernandes e a equipe dela pela brilhante iniciativa de implantar esse programa na rede municipal de ensino de Apucarana,” congratulou o vice-prefeito, Paulo Vital.