Os produtores integrados ao Programa Terra Forte repassaram ao Município, ao longo deste ano, mais de 21 toneladas de alimentos, que enriqueceram as refeições servidas nos centros infantis e escolas municipais. Os hortifrutigranjeiros, que também atenderem a necessidades de entidades sociais, foram entregues pelos produtores como forma de “pagamento” por insumos agrícolas e mudas repassadas pelo Município.

O prefeito Junior da Femac ressalta que, após o período de consolidação, o programa vem sendo ampliado e 2022 foi marcado pela implantação do Terra Forte Leite. Junior da Femac lembra que o “Terra Forte” iniciou na gestão do ex-prefeito Beto Preto com foco na fruticultura e no resgate da cafeicultura. “Para que essas ações obtivessem êxito, o Município passou a fornecer anualmente os insumos necessários para a fertilização e correção do solo. Somente em 2022, foram distribuídas 500 toneladas de calcário e 2 mil toneladas de fosfato”, salienta Junior da Femac.

A fruticultura foi a aposta inicial para promover a diversificação, especialmente da chamada agricultura familiar. “Mantendo um diálogo permanente com os produtores, a cada ano novas variedades de frutíferas foram sendo fornecidas. As mais recentes foram mudas de limão taiti e tangerina montenegrina e, em 2022, damos continuidade à expansão distribuindo 525 mudas de figo e 2.100 mudas de abacate”, exemplifica Junior da Femac.

O prefeito de Apucarana destaca que em 2022 mais uma ação foi incorporada ao programa, com a implantação do “Terra Forte Leite”. “O objetivo é melhorar a produtividade e gerar mais renda aos produtores de leite. Fizemos a distribuição de 3.150 mudas de capim elefante anão, que contém fontes elevadas de proteínas. Apucarana sempre teve uma bacia leiteira importante e queremos que o nosso leite, queijo e outros derivados ganhem novamente destaque”, pontua Junior da Femac.

A cafeicultura, uma das atividades que está diretamente ligada com a história de Apucarana, também integra o “Terra Forte”. “Estamos buscando ampliar a quantidade de mudas repassadas aos produtores. Neste ano, o nosso Viveiro Municipal produziu e distribuiu de forma subsidiada 150 mil mudas de café da variedade IPR-100”, informa Junior da Femac, acrescentando que o Município também incentiva a produção de cafés especiais. “Devido às características do solo e do clima e da implantação de variedades mais resistentes, Apucarana produz um dos melhores cafés do Paraná, o que vem sendo confirmado pelas recentes premiações alcançadas no Concurso Café Qualidade Paraná”, avalia Junior da Femac.

Diversificação e renda – De acordo com Gerson Canuto, secretário municipal de Agricultura, o Programa Terra Forte tem promovido a diversificação nas propriedades, a geração de renda e também contribuído para a fixação das famílias no campo. “Através dos programas municipais de Alimentação Escolar e do Feira Verde, o Município garante a compra de boa parte da produção”, observa Canuto, acrescentando que o excedente os produtores comercializam junto a mercados e feiras diversas.

Canuto explica que, seguindo as regras do programa, o Município fornece os insumos e as mudas. “O pagamento pelo apoio municipal ocorre com o fornecimento ao Município de parte da produção, abrangendo frutas, verduras e legumes que enriquecem o cardápio da alimentação escolar e que são destinados também para entidades sociais”, reitera.

José Augusto Lavaria, que possui uma propriedade rural junto com seu pai na região do Bilote, mantém duas áreas de cultivo com o apoio da Prefeitura. “A propriedade tem 16 alqueires, onde há duas estufas onde produzimos tomate, repolho, alface e couve-flor. Também temos perto de 8 mil pés de café, com mudas que pegamos no Viveiro Municipal”, afirma Lavaria, completando que a Prefeitura também repassou 10 toneladas de calcário para fazer a correção do solo.

Lavaria conta que, durante o período de aulas, as entregas da produção para a Autarquia de Educação costumam acontecer a cada 15 dias. “Além de pagar os insumos que pegamos, conseguimos ainda uma renda de cerca de R$ 2 mil por mês vendendo a produção para o Município”, assinala o produtor.